Ir para o conteúdo
Últimas Notícias

‘Ele gostou de mim, e eu gostei dele’, diz Trump sobre Lula na ONU

Fala ocorre um dia após EUA ampliarem sanções a autoridades brasileiras em resposta à condenação de Bolsonaro

Antes, petista havia criticado em seu discurso ‘atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu a plenária da Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira (23) ao afirmar que ele e seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tiveram uma “excelente química” ao se encontrarem minutos antes.

A fala ocorre um dia após Washington ampliar as sanções a autoridades brasileiras em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na segunda (22), o governo americano incluiu a mulher do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e da empresa que pertence à família do magistrado na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, criada para punir pessoas envolvidas em corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Lula, que discursou antes de Trump, recheou sua fala com recados ao republicano sobre a disputa entre Brasil e EUA, mencionando “atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais”, “agressão contra a independência do Poder Judiciário” e “ingerência em assuntos internos”.

Receba mensagem no WhatsApp