Ir para o conteúdo
Suframa

Zona Franca de Portas Abertas promove atividade para comitiva da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais

Fotos: Diego Forero/Suframa

Coordenado pela Suframa, o programa Zona Franca de Portas Abertas promoveu, nesta terça-feira (19/08), atividade para uma comitiva de 40 integrantes do curso de Administração da Fundação Dom Cabral (FDC), da cidade de Belo Horizonte. O grupo reuniu 33 acadêmicos, seis profissionais entre técnicos e professores e um videomaker, oriundos de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

A programação teve início no auditório do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), com palestra ministrada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa. Na apresentação, Lisboa explicou o funcionamento do modelo de desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (ZFM) e destacou a atuação da Autarquia nos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

No momento de perguntas, os estudantes demonstraram interesse em conhecer mais sobre projetos estratégicos da Suframa, como a iniciativa ZFM+ESG, cujo objetivo é consolidar o Polo Industrial de Manaus (PIM) como referência internacional em sustentabilidade ambiental, social e de governança. Também foram levantadas questões sobre logística, quando Lisboa destacou medidas recentes voltadas a reduzir os impactos das secas e ampliar alternativas de escoamento da produção, incluindo novas rotas com países vizinhos.

Na sequência, o grupo visitou os laboratórios do CBA e conheceu pesquisas e inovações em andamento. Já no período da tarde, a programação foi concluída com visita técnica à fábrica da Samsung, onde os participantes puderam acompanhar de perto os processos produtivos utilizados nos aparelhos celulares, smartwatches, buds (fones de ouvido) e televisores, além de receber explicações sobre práticas de gestão adotadas pela multinacional sul-coreana.

Receba mensagem no WhatsApp