Ir para o conteúdo
Manchetes Hoje

Lula decide hoje se recorre ao STF no imbróglio do decreto do IOF

Hoje, Lula vai ter que decidir: leva a bomba atômica da rejeição do decreto que elevou o IOF ao STF ou negocia com Davi Alcolumbre e Hugo Motta.

Lula deu a Jorge Messias um prazo até esta segunda-feira para que a AGU indique se o caminho é recorrer mesmo ao STF para reverter a derrota humilhante de semana passada no Congresso. 

Desde quinta-feira, o governo já deu sinais opostos em relação ao que fará. Em alguns momentos, parece que a turma dos bombeiros convenceu Lula a baixar o fogo; em outros, ocorre o oposto.

Até 22h de ontem nem Davi Alcolumbre e nem Hugo Motta haviam sido chamados para qualquer reunião com o presidente. E dificilmente serão: Hugo Motta, por exemplo, tem agendas hoje a em São Paulo e, à noite, embarca para Lisboa — assim como Davi Alcolumbre vai ao Gilmarpalooza.

O fato é que, com a rejeição da medida, o governo não tem condições de manter a máquina pública funcionando até o fim do ano. Não tem como as contas fecharem.

A decisão, mais do que técnica, será política.

Alcolumbre e Motta têm dito a interlocutores que a saída da judicialização só vai piorar o ambiente político. Ambos esperam ser chamados para uma negociação — que, se ocorrer, ficará para a semana que vem, após o Gilmarpalooza.

Receba mensagem no WhatsApp