Ir para o conteúdo
Últimas Notícias

Funeral do papa Francisco acontecerá no sábado (26), no Vaticano

Cerimônia está marcada para 10h, no horário local; corpo é velado na casa onde o pontífice morava

A missa do funeral do papa Francisco foi confirmada para sábado (26), às 10h (5h em Brasília), na praça de São Pedro. O caixão será levado na manhã desta quarta-feira (23) para a basílica, onde, depois de cerimônias internas, terá início a visitação dos fiéis.

O corpo de Francisco está sendo velado desde a noite de segunda-feira (21) na capela da Casa Santa Marta, onde o papa morava.

O transporte do corpo ocorrerá por volta das 9h (4h de Brasília), depois de uma oração comandada pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell. A procissão vai percorrer a praça Santa Marta, a praça dos Protomartiri Romani e, em seguida, chegará à praça de São Pedro pelo Arco dos Sinos, do lado direito da basílica. A entrada na basílica será pela porta central.

No altar da Confissão, o cardeal Farrell vai presidir outra cerimônia fechada, após a qual será iniciada a visitação.

Os integrantes do Colégio Cardinalício começaram a se reunir nesta terça (22) no Vaticano para a definição dos detalhes das cerimônias fúnebres. Chamado de congregação geral, o encontro reúne todos os cardeais, independentemente da idade.

Ao todo, podem participar 252 cardeais, embora muitos ainda não tenham chegado a Roma. Aos que têm mais de 80 anos e, portanto, não podem votar no conclave, a participação é facultativa.

Para a missa fúnebre, são aguardados pelas autoridades de Roma cerca de 200 chefes de Estado e de governo. Os presidentes Lula, Donald Trump (EUA), Javier Milei (Argentina) e Emmanuel Macron (França) já anunciaram suas presenças. A cerimônia será comandada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício

Arcebispo de Manaus está entre os brasileiros que vão participar do Conclave

Leonardo Steiner, com 74 anos, está apto a votar na escolha do novo papa. Processo deve começar em até 20 dias após a morte de Francisco.

O cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, está na lista do Vaticano para participar do Conclave, que é a eleição que definirá o novo pontífice. Com a morte do Papa Francisco, nesta segunda (21), o processo deve começar em até 20 dias.

Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.

Receba mensagem no WhatsApp