Ir para o conteúdo
Nas Entrelinhas

Seminário Mercados para os Produtos da Sociobiodiversidade acontece em Manaus

Promover o debate e a troca de experiências sobre bioeconomia, cooperativismo e inovação, com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão socioeconômica, são objetivos do seminário Mercados para os Produtos da Sociobiodiversidade do Brasil e do Workshop  Cooperativismo, Bioeconomia e Inovação, que acontecem nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, de  8h às 17h, no auditório do Sistema OCB/AM, Av. Gabriel Correa Pedrosa, 125 – Parque Dez de Novembro, Manaus – AM.

Direcionados a agricultores, estudantes e técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), os eventos visam fomentar a criação de redes de colaboração, discutir estratégias para o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, e apresentar soluções inovadoras que integrem práticas cooperativas, tecnologias emergentes e o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a geração de valor econômico, social e ambiental nas comunidades e regiões participantes.

Coordenado por Lindomar Silva, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, os dois eventos tratam de temas separados, mas que se conjugam mutuamente, porque estão relacionando o mercado consumidor com uma organização de desenvolvimento e sustentabilidade. “A ideia é fazer essas duas relações. Primeiro, pensar como é que as dinâmicas de mercado hoje influenciam no desenvolvimento sustentável das comunidades; ter essa noção do mercado, da forma como eles trabalham, como é que tem sido o acesso dos agricultores a esses mercados que hoje existem. Depois pensar no segundo momento, que é o workshop, quando vamos discutir sobre o fortalecimento das cooperativas com o tema da bioeconomia, que está diretamente relacionado à sociobiodiversidade”.

Hoje a programação tem um debate sobre o mercado com os especialistas Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Luiz Roberto Nascimento (Ufam), e  Luiza Moura (Conab/AM), que vão falar sobre a questão da sociobiodiversidade, e amanhã será discutido o cooperativismo com a presença dos agricultores e lideranças.

Entre os presentes estarão as cooperativas amazônicas, como a Comapem, que trabalha para o setor primário, que atua na Amazônia diretamente com a gestão da bioeconomia. “Então, o foco é esse, potencializar o mercado pensando no fortalecimento das cooperativas e da bioeconomia”, informa Lindomar.

Ambos os eventos são promovidos pela Embrapa Amazônia Ocidental e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Seminário é ligado ao Projeto Cooperativismo: desafios e oportunidades para a consolidação de uma sociedade bioeconômica e sustentável na Amazônia/CNPq.

Programação do Seminário Mercados para os Produtos da Sociobiodiversidade do Brasil, dia 20 de fevereiro de 2025:

9h às 12h – Painel 1: Oportunidades Desafios para os Produtos da Sociobiodiversidade, com Luiz Roberto Nascimento (Ufam), Luiza Moura, Conab/AM e Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

14h às 15h30 – Palestra “Canais de Comercialização e Financiamento para Produtos da Sociobiodiversidade”, com Marcos Brito (MDA).

15h30 às 16h30 – Debates e encaminhamentos para fortalecimento dos mercados da sociobiodiversidade, com Lindomar de Jesus Sousa Silva, pesquisador da Embrapa e coordenador do evento.

Programação do Workshop Cooperativismo, Bioeconomia e Inovação, dia 21 de fevereiro de 2025:

8h30 – Palestra: Desafios do Cooperativismo no Século XXI, Sérgio Schneider (UFRGS)

9h – Mesa-redonda 1: Cooperativismo e a Bioeconomia no Amazonas, Marcos Brito (MDA) e Rosângela dos Reis Lima (Embrapa)

10h – Exposição: Bioeconomia e Inovação nas Cooperativas: Zuza dos Santos Cavalcante (Cooine), Renilson Figueiredo de França (Copasa), Eliana Medeiros do Carmo (Coomapem),Veriane Silva Natividade ( Cooperativa de Produção Agrícola do Município do Rio Preto da Eva) e Carlos Alberto da Silva Lobato (Cooptarumã)

14h – Mesa-redonda 2: Políticas Públicas para o Fortalecimento do Cooperativismo e a Bioeconomia, Marenilson Batista da Silva (MDA),Cláudia Sampaio Inácio (OCB-AM) e Janaína de Aguiar (Ifam)

15h45 – Sistematização das demandas das cooperativas para construção da bioeconomia no Amazonas, Rosângela dos Reis Lima

16:30 – Avaliação e enceramento, com Lindomar de Jesus de Sousa Silva, pesquisador da Embrap

Receba mensagem no WhatsApp