Previsão do Inmet é de chuva intensa para esta quinta-feira (07.nov.2024) no Amazonas
Rio Negro sobe com registro no Porto de Manaus é de 12,18 voltando a subir como no dia anterior, mas não há previsão que isso signifique o fim do repiquete (uma espécie de efeito sanfona que ocorre nos rios da Amazônia)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa para perigo potencial para chuvas no Amazonas. O alerta é de chuva intensa como se verificou em Manaus nesta quarta (6) e com probabilidade de chover nesta quinta-feira (7). Segundo o Inmet, a estimativa é de até 50 mm de chuva por dia, além de ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h. As chuvas devem ocorrer no centro, sudoeste, sul, norte e baixo Amazonas.
Para Manaus, a previsão é de muita nuvem com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.
A tendência é que esse clima de instabilidade se estenda por toda a Região Norte ao longo da semana, com a combinação de calor e alta umidade favorecendo pancadas de chuva, que podem resultar em acumulados superiores a 50 mm no centro-oeste do Amazonas e até superar 100 mm.
Rio Negro sobe
A marca registrada no Rio Negro no Porto de Manaus é de 12,18 voltando a subir como no dia anterior, mas não há previsão que isso signifique o fim do repiquete (uma espécie de efeito sanfona que ocorre nos rios da Amazônia)
Na segunda-feira (4), o rio Negro recuou para 12,17 metros após três dias de estabilização. O Negro está passando pelo repiquete, um fenômeno em que o nível das águas para de descer, sobe por alguns dias e depois volta a baixar gradualmente