Bem na foto

Prêmio internacional Earthshot Prize tem rodada de palestras e inscrição  na UFAM aos inovadores sustentáveis do Brasil

O Earthshot Prize é um prêmio anual de cinco milhões de libras, liderado pelo Príncipe William e apoiado por um grupo renomado de artistas, investidores, filantropos e líderes empresariais, todos comprometidos com a busca por soluções inovadoras para a regeneração do planeta.

O prêmio tem como objetivo buscar, selecionar, premiar, acelerar e escalar soluções com potencial de regenerar e recuperar nosso planeta em cinco áreas prioritárias: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar Nosso Ar, Reviver Nossos Oceanos, Construir um Mundo Livre de Desperdício e Consertar Nosso Clima.

Para alcançar essas soluções, o prêmio conta com uma rede global de Nominators, profissionais ou instituições convidadas pelos gestores do Prêmio para identificar e nomear iniciativas para a segunda etapa, “Selecionar”.

Na edição de 2025, a Universidade Federal do Amazonas será um desses Nominators, representada pelo professor Jonas Gomes da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que está realizando uma série de palestras para explicar sobre o prêmio ambiental e o processo de inscrição, conforme programação abaixo:

Palestra 1 no dia 4/11/24:  Auditório Ocean da EST/UEA (14h-16h)

Palestra 2 no dia 5/11/23: Auditório do CBA (14h-15h30);

Palestra 3 no dia 6/11/24: Auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia da UFAM (18h-20h)

Palestras       4          e          5          no       dia      8/11/24:         Auditório       da              Ciência   do            INPA (10h-11h30)             e                     palestra virtual (20h-21h)              via                  Zoom <https://tinyurl.com/3k64skyc> ID 924 7161 8997 senha Sy15dp

Palestra 6 no dia 11/11/24 no Auditório da FUCAPI (19h-20h);

Palestra 7 no dia 9 ou 10/11/24: OPAN/Povo Paumari e  Comunidades Indígenas adjacências – em Lábrea (a confirmar)

Podem participar Indivíduos, equipes, empresas privadas com fins econômicos, organizações privadas sem fins econômicos, atuantes no terceiro setor (associações, fundações etc.), organizações públicas ou redes de organizações que possuam um protótipo/teste-piloto (produto ou serviço) validado com sucesso, ou uma solução testada com sucesso ambiental que esteja reparando/regenerando nosso planeta em pelo menos uma das cinco áreas prioritárias do Prêmio.

Ao todo, serão beneficiados 15 finalistas, os quais terão acesso a mentoria, treinamentos e possibilidade de obter recursos para expansão de suas soluções. Dos 15 finalistas, cinco serão anunciados como vencedores em cerimônia conhecida como o Oscar Ambiental, e cada um receberá £ 1 milhão de libras (R$ 7,5 milhões) para expandir suas soluções globalmente.

Para tornar o processo transparente, além das palestras, um site foi elaborado <https://www.jgsilva.org/, seção EarthshotPrize>, com informações em Português, contendo artigos, a palestra, o site oficial, o roteiro, a carta-convite com a rodada de palestras e orientações sobre como participar e Inscrição para o estágio 1 da etapa buscar, entre 04 a 30 de novembro de 2024.

Os representantes das soluções consideradas com potencial de serem nomeadas serão convidados para responder um segundo questionário até dia 10/12/24.

Os interessados poderão receber apoio digital nos dias 18 e 25 de novembro; 03 e 10 de dezembro, às 18h e 19h, via Zoom.

Receba mensagem no WhatsApp