Candidatos que fizeram exame do Enem em Manaus no dia de ontem (10.nov.24) estavam confiantes sobre desempenho nas provas
No segundo dia de provas, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Entre os temas cobrados, estiveram a vacina contra a covid-19, tirinhas e daltonismo.
Exatamente às 17h30 deste domingo (10.nov.24) no Amazonas, chegou ao fim o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes responderem questões de matemática e ciências da natureza, que abordaram disciplinas como biologia, física e química.
O segundo dia de provas abordou temas como a vacina contra a Covid-19, tirinhas e daltonismo, além de outras questões relacionadas ao conhecimento geral dos candidatos.
O Enem 2024 teve seu primeiro dia focado em linguagens e ciências humanas, com questões sobre temas como Rita Lee, Racionais, a crise climática, e o samba da Mangueira, entre outros.
O Amazonas registrou um dos maiores índices de abstenção no primeiro dia de provas, com 39,6% dos inscritos ausentes, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No total, o estado tem 96.787 candidatos inscritos para o Enem 2024.
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse neste domingo (10) que o segundo domingo de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado “sem ocorrências graves”, sem necessidade de suspensão da aplicação do exame nos locais de prova.
Em coletiva de imprensa na qual fez um balanço do dia de provas, o ministro disse que 1,9 mil participantes foram eliminados do Enem hoje (10) por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.
Quanto às ocorrências, foram registradas 1.037, como emergências médicas e falta de energia elétrica estão entre as situações ocorridas.
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, informou que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana.
Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data.
Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.