Amazonas

Desembargador Jomar Fernandes, será eleito por aclamação o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM)

Jomar Fernandes foi o único inscrito para o cargo e vai assumir o tribunal entre 2025 e 2027

O atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, será eleito por aclamação o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) nesta terça-feira (10). Candidato único ao cargo, ele tomará posse em 2025 e permanecerá à frente da Corte estadual até 2027.

Esta será a primeira eleição sem concorrentes para a presidência do TJ-AM desde 2018, quando o desembargador Yedo Simões foi aclamado para o cargo. Em 2022, Nélia Caminha também foi aclamada, mas os concorrentes desistiram somente no dia da eleição.

Os cargos de vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, por outro lado, serão disputados entre dois candidatos cada. Para vice-presidente, se inscreveram os desembargadores Airton Gentil e Cezar Luiz Bandiera. Já para a Corregedoria-Geral, estão inscritos José Hamilton Saraiva dos Santos e Cezar Luiz Bandiera.

Na mesma eleição, será definida a nova direção do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o mesmo período. Nesse ano, os desembargadores João Simões e Airton Gentil exercem um mandato temporário de oito meses, ficando à frente da Corte durante a realização das eleições municipais de 2024.

Para o cargo de presidente do TRE-AM, somente a desembargadora Carla Reis se inscreveu e deve ser aclamada. Na disputa pela vice-presidência estão a desembargadora Nélia Caminha Jorge, atual presidente do TJ-AM, e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp