Política

Marcelo Ramos debate na Folha segurança em Manaus e questiona governador de ‘complacência com crime organizado´

O candidato do PT à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, criticou Wilson Lima (União), governador do Amazonas, pelos problemas de segurança pública na cidade e o acusou de ser complacente com o crime organizado. Ramos foi o primeiro entrevistado na série de sabatinas do UOL e do jornal Folha de S.Paulo com os candidatos à prefeitura manauara.

O que aconteceu

Ramos disse haver uma “desconexão” entre o governador e David Almeida (Avante), atual prefeito de Manaus. O candidato do PT disse que ambos são “corresponsáveis pela calamidade na segurança pública e na saúde” da cidade, mesmo fazendo parte de um mesmo grupo político.

Há um avanço do crime organizado em Manaus, e isso só ocorre onde o Estado se omite. A política de segurança pública do governo do Amazonas é caótica, uma catástrofe, e não responde às demandas da cidade. O crime organizado já controla parte de Manaus. O governo do estado faz de conta que não enxerga e não tem nada a ver com isso. Há uma complacência com o crime organizado.

Na questão ambiental e ocupações, Marcelo Ramos destacou um projeto inspirado nos “corredores verdes” de Medellín, na Colômbia, que plantou milhares de árvores nos últimos anos. Segundo dados da prefeitura da cidade colombiana, a sensação térmica caiu 2ºC.

As mudanças climáticas estão levando a um extremo de calor na nossa cidade e daqui a pouco será impossível, diante disso e da sensação térmica. Manaus também cresce em desarmonia com os igarapés, que estão completamente poluídos. Temos uma série de iniciativas para Manaus crescer de forma mais harmônica com a floresta e com os igarapés, e que possamos voltar a enxergar os nossos rios.

Formado em Direito, Ramos disputou eleições para a prefeitura de Manaus em 2016, quando estava no PL. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo mesmo partido e foi vice-presidente da Câmara em 2021. Em abril de 2024, ele atendeu a um pedido do presidente Lula e se filiou ao PT.

Luiz Castro (PDT) foi escolhido como o vice da chapa. PCdoB, PV, Solidariedade, Rede e PSOL completam a federação “Brasil da Esperança”.

Sabatinas UOL e Folha

A sabatina foi conduzida por Raquel Landim, com participações do colunista Carlos Madeiro, do UOL, e de João Pedro Pitombo, correspondente da Folha de S.Paulo.

 Na quinta (15), também às 14h, será a vez do candidato Amom Mandel (Cidadania). Já na sexta (16), no mesmo horário, será entrevistado o atual prefeito David Almeida (Avante), encerrando o ciclo de sabatinas de Manaus…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp