Brasil

Santana,de porto de entrada no Amapá,agora cobiçado por facções às mortes pela polícia

Primeira do ranking, a amapaense Santana registrou uma taxa de mortes violentas quatro vezes maior do que a média nacional

Segundo maior município do Amapá, Santana é uma cidade relativamente jovem, a poucos quilômetros da capital Macapá e com uma população de 107 mil habitantes. Conhecida como porta de entrada fluvial do estado, tem um porto com capacidade para receber grandes navios cargueiros de bandeira internacional. Além de empresas interessadas em sua posição geográfica privilegiada para exportação, mais recentemente Santana atraiu outros pretendentes: facções criminosas do Sudeste do país, em busca de novas rotas para o tráfico internacional de drogas, armas e minerais preciosos.

‘Preservação quase completa’: Fóssil de dinossauro achado no RS após águas baixarem é um dos mais antigos do mundo

‘Superjipe’ anfíbio: Conheça o Guaicuru, blindado comprado pelo Exército que tem sistema de armas automatizado

Dados inéditos do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na manhã desta quinta-feira (18), revelam que Santana é a cidade mais letal do Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O ranking se baseia nas taxas de mortes violentas intencionais registradas em 2023. Na classificação do levantamento, somam-se os casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora por grupos de 100 mil habitantes.

A taxa de mortes violentas intencionais de Santana (92,9) é mais de quatro vezes maior do que a média nacional (22,8). Em 2023, o município registrou 100 mortes violentas intencionais, sendo 72 delas homicídios dolosos, um latrocínio e 27 mortes decorrentes de intervenção policial. No ano anterior, Santana aparecia em 31º lugar na lista das mais violentas. Chegou ao topo depois de um crescimento de 88,2% do indicador em doze meses.

Na sequência do ranking das mais violentas de 2023, estão Camaçari (BA), Jequié (BA), Sorriso (MT), Simões Filho (BA), Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Maranguape (CE), Macapá (AP) e Eunápolis (BA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp