Últimas Notícias

Previsão para cheia do Rio Negro em Manaus é que o nível deve atingir 27,14 metros

A previsão foi anunciada pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM nesta quinta-feira (2) durante o 2º Alerta Cheias Amazonas.

Segundo a pesquisadora em geociências do SGB-CPRM, Jussara Cury, a previsão é que o rio Negro atinja a cota com um intervalo variando entre 26,58 e 27,70 m (considerando 80% de intervalo de

confiança). Este nível está abaixo da cota de inundação – nível em que as ruas do Centro de Manaus começam a ser atingidas pelo rio Negro, por exemplo.

“A previsão para Manaus, utilizando a cota do dia 30 de abril deste ano que foi 25,34 m, chegamos a uma média de 27,14 metros. A máxima vai chegar em 27,79 metros. Ou seja, se compararmos com a régua, o que nós temos é que vai estar acima da cota de alerta, porém abaixo da cota de inundação. A probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Manaus (de 27,50 m) é de 20%. Para a cota de inundação severa (29,00 m) essa probabilidade é de 1,0%, e para a cota máxima (30,02 m em 2021) é de 0,01%”, descreveu a pesquisadora.

Para Jussara Curry  a subida do Rio Negro em Manaus está dentro da normalidade e que isso implica diretamente que o cenário das enchentes dos últimos dez anos pode não se repetir em 2024.

“Em um mês antes do evento acontecer, estamos 1 metro e meio abaixo da cota de alerta. Estamos bem distantes da cota de inundação e na cota de inundação severa mais distante ainda. Que é quando o Centro de Manaus começa a ter o processo de remanso, quando a drenagem não consegue escoar e fica retida em algumas ruas do Centro, rua dos Barés, próximo ao Mercado. Para esse ano [uma grande cheia] parece distante devido o processo que estamos vivenciando agora”, acrescentou Cury.

ALERTA PARA NEVEGAÇÃO NO INTERIOR

Para Itacoatiara, a primeira previsão é que o Rio Amazonas atinja um valor aproximado de 12,93 m, com um intervalo provável variando entre 12,59 e 13,28 m. A probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação (de 14,00 m) é de 1% e é muito baixa probabilidade de atingir cota de

inundação severa (14,20 m) em Itacoatiara.

Já Parintins, a previsão é que o rio Amazonas atinja um valor aproximado de 7,15 m, com um intervalo provável variando entre 6,85 e 7,45. A probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Parintins (de 8,43 m) é de 0,01% e é muito baixa a probabilidade de superar a cota de inundação severa (9,30 m) e a cota máxima (9,47 m em 2021).

No entanto, a pesquisadora alerta que estes níveis podem indicar uma intensa vazante nestas estações. Com o nível dos rios abaixo do normal, as embarcações podem enfrentar problemas de navegação durante o segundo semestre do ano.

“O que preocupa a gente é se observamos bem Itacoatiara, Parintins e Óbidos não atingiram a faixa da normalidade. Elas estão em processo de enchente com subidas regulares na ordem de 5 centímetros. Mas, mesmo assim, não chegaram no intervalo da normalização. É provável que a cheia fique abaixo deste intervalo. E por que é preocupante? O pessoal da navegação utiliza muito ali o Porto de Itacoatiara. Se não chegar em um nível característico da cheia, eles se preocupam que na época da vazante o nível não ficar seguro para essa passagem”, alertou Jussara Cury.

Estiagem histórica ainda preocupa

O pesquisador do Censipam, Gustavo Ribeiro, que também estava presente no 2° Alerta Cheias Amazonas, explicou que os efeitos da estiagem severa que resultou em uma seca história no Estado ainda reflete no acumulado de chuvas deste ano.

“Mesmo com a neutralidade, as chuvas devem aumentar. Porém, esse aumento das chuvas será no período onde chove menos aqui na região. Temos que pensar e analisar é que para o saldo tão negativo da vazante do ano passado chegue no zero a zero, isso demora um bom tempo. É preocupante. Devemos ficar bem atentos. Mesmo que as chuvas voltem, a resposta deve demorar acontecer. Isso para os níveis dos rios se aproximarem da normalidade. As chuvas podem até entrar na normalidade, segundo as previsões. Porém a resposta no nível dos rios é mais lenta”, ressaltou o pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp