Suframa

Jornada de Integração Regional do Amapá terá Picth Day para captação de projetos em PD&I; dinâmica busca promover encontro entre startups e empresas

Para o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, há diversas modalidades previstas para que as empresas apliquem os recursos da Lei de Informática e uma delas é por meio dos programas prioritários. Atualmente há três programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia, coordenado pelo Idesam, de Fomento ao Empreendedorismo Inovador, coordenado pela Softex, e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial, coordenado pelo CITS Amazonas, que juntos somam cerca de R$ 23,4 milhões investidos em projetos de PD&I em andamento no Estado

Startups do Amapá terão a oportunidade de apresentar projetos voltados a Bionegócios, Empreendedorismo Inovador à Indústria 4.0 e modernização industrial no Pitch Day a ser realizado no dia 23 de maio, na sala deliberativa da Fecomércio, em Macapá, durante a programação da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Amapá, organizada pela Suframa. O objetivo do Picth Day é buscar projetos que possam ser incluídos para captação de recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) junto às empresas de bens de informática do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Para usufruir dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), essas empresas precisam cumprir a Lei de Informática (Lei n° 8.387/1991), que prevê anualmente o investimento mínimo de 5% do faturamento bruto da comercialização de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (deduzidos os tributos) em atividades de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Amapá.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, explica que há diversas modalidades previstas para que as empresas apliquem os recursos da Lei de Informática e uma delas é por meio dos programas prioritários. “Os programas prioritários são estabelecidos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) em temas considerados e grande relevância para o desenvolvimento regional”, explicou.

Atualmente há três programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia, coordenado pelo Idesam, de Fomento ao Empreendedorismo Inovador, coordenado pela Softex, e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial, coordenado pelo CITS Amazonas, que juntos somam cerca de R$ 23,4 milhões investidos em projetos de PD&I em andamento no Estado. No primeiro dia da Jornada (22) os três coordenadores apresentarão a atuação dos programas prioritários na Amazônia Ocidental e Amapá, além dos projetos em andamento na região.

Indústria 4.0

O Pitch Day do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial ocorrerá das 9h às 10h (hora local). Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://forms.gle/yG6MXXVv62hb1kPF8. Os dados solicitados no formulário serão utilizados para seleção e habilitação de projetos e startups no programa nas fases de avaliação do negócio/inovação e elegibilidade técnica do projeto/negócio.

Empreendedorismo inovador

O Pitch Day de Empreendedorismo Inovador ocorrerá das 10h às 11h (hora local), onde as startups terão a oportunidade de apresentar seus projetos, produtos e serviços inovadores para potenciais parceiros de negócios. Os interessados em apresentar projeto devem se cadastrar pelo link https://airtable.com/appyEd4GTHfitqCx4/shrxwcr6cIU67nCIy.

Bionegócios

O Pitch Day voltado a Bionegócios, organizado pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), ocorrerá das 14h às 17h (hora local). Os interessados em participar devem se inscrever pelo link https://forms.gle/aSvLKDa7SDTLk4k49 e preparar um pitch de cinco minutos que chame a atenção dos atores do mercado para discutir as próximas fases do negócio.

O evento também será aberto ao público em geral que deseja conhecer mais sobre o ecossistema da bioeconomia. Haverá premiação para os três primeiros colocados com a participação no programa GreenUp Pré-Accelerator Batch Bio Economia do Manaus Tech Hub. Serão oito semanas de programa, com início em julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp