Política

Voa Brasil: programa de passagem até R$ 200 começa a operar em abril, diz ministro

A previsão foi anunciada após sucessivos adiamentos sobre o lançamento da iniciativa, prevista inicialmente para 2023

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse nesta quarta-feira (3) que o programa Voa Brasil começará a operar em abril. A previsão foi anunciada após sucessivos adiamentos sobre o lançamento da iniciativa, prevista inicialmente para 2023.

Mencionado pela primeira vez no ano passado pelo ex-titular da pasta, Márcio França (hoje ministro do Empreendedorismo), o Voa Brasil prevê passagens aéreas a custo inferior a R$ 200. O projeto foi lançado oficialmente pelo atual ministro em janeiro deste ano. Na ocasião, ele afirmou que o plano estaria operacional em fevereiro, data que depois foi postergada para depois do Carnaval.

O anúncio de Costa Filho foi feito durante participação do evento de lançamento do programa Asas para Todos, uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que tem como objetivo incentivar a diversidade, a inclusão e a capacitação no setor aéreo.

Os ministérios do Turismo, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania também estão envolvidos no projeto e assinaram um acordo de cooperação técnica.

Já do setor aéreo, participam do projeto a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Aeroportos do Brasil (ABR), a Azul, a Infraero Aeroportos, a Airbus, a Associação Internacional de Mulheres na Aviação (IAWA, na sigla em inglês) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Além disso, algumas Universidades Federais também integram o grupo.

O projeto Asas para Todos foi criado com a intenção de ampliar a participação de mulheres, pessoas LGBTQIA+ e estudantes de baixa renda, por exemplo, na aviação civil. De acordo com a Anac, a intenção é promover a inclusão social e um pacto pela diversidade na aviação brasileira.

Receba mensagem no WhatsApp