Últimas Notícias

Manaus,cidade com mais desastres naturais em 2023,terá plano antidesastres

Foi o que apontou um levantamento realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A cidade amazonense registrou 23 desastres naturais no último ano, liderando a lista de cidades.

Manaus foi a cidade que mais registrou desastres naturais no Brasil em 2023. Foi o que apontou um levantamento realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A cidade registrou 23 desastres naturais no último ano, liderando a lista de cidades com o maior número de ocorrências. São Paulo, Petrópolis, Brusque e Barra Mansa completam o top 5.

Os tipos de desastres naturais

Segundo os dados do Cemaden, entre janeiro e dezembro de 2023 foram contabilizados 1.161 eventos de desastres naturais no Brasil. Desses, 716 (61,7%) foram eventos hidrológicos, como transbordamento de rios. Outros 445 (38,3%) foram desastres naturais de natureza geológica, como deslizamentos de terra.

Os tipos de desastres naturais

Segundo os dados do Cemaden, entre janeiro e dezembro de 2023 foram contabilizados 1.161 eventos de desastres naturais no Brasil. Desses, 716 (61,7%) foram eventos hidrológicos, como transbordamento de rios. Outros 445 (38,3%) foram desastres naturais de natureza geológica, como deslizamentos de terra.

Em média, o país registrou pelo menos três desastres naturais por dia. O ano de 2023 foi notório por marcar a primeira vez que o Brasil contabilizou mais de 1 mil ocorrências de desastres naturais.

A atuação do Cemaden

Além de registrar as ocorrências, o Cemaden também monitora os alertas para desastres naturais. Ao todo, o órgão emitiu 3.425 alertas no ano passado, o que representa uma média de nove alertas emitidos por dia. Mais da metade desses alertas foram hidrológicos (52,9%), enquanto os outros 47,1% foram alertas geohidrológicos.

Os impactos em Manaus

Quanto aos impactos das ocorrências, Manaus sofreu especialmente com alagamentos de vias e moradias, além de deslizamentos de terra. Em um dos casos mais marcantes, no dia 25 de março, uma forte chuva deixou a Comunidade da Sharp completamente alagada. A água da chuva inundou as ruas, invadiu as casas e até destruiu algumas residências.

Manaus terá plano antidesastres

Iniciativa do Ministério das Cidades envolve pesquisadores de 20 universidades para construção de planos em cidades brasileiras

Cidade do Brasil que mais registrou alertas de desastres naturais em 2023, Manaus terá, pela primeira vez, um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O documento será elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Defesa Civil Municipal.

A iniciativa partiu do Ministério das Cidades, da Secretaria Nacional de Periferias e do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco. Outros municípios brasileiros também terão planos criados. O trabalho será feito por 20 universidades federais, incluindo a Ufam.

No Amazonas, o trabalho está sendo liderado pelo geógrafo e professor da Ufam, Rogério Marinho, que também é doutor em Clima e Ambiente. Segundo Marinho,o plano tem previsão para ser concluído no primeiro trimestre de 2025.

“Estamos na etapa inicial, com definições das áreas prioritárias para realizar o mapeamento e a definição da metodologia de avaliação das áreas de risco”, disse.  Segundo o professor, os pesquisadores têm experiências relacionadas à análise de áreas de risco a erosão, deslizamentos e inundações que ocasionam desastres em áreas urbanas ou ribeirinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp