Amazônia

Anfitrião da COP, Helder Barbalho diz que apoia pesquisa para explorar petróleo na foz do Amazonas

Em entrevista ao Estadão em Harvard, governador do Pará afirma que é preciso ‘conciliação’ entre preservação da Amazônia e projetos econômicos na região

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é o fiador da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP) no Brasil, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo paraense, que está no segundo mandato, fez da agenda climática a principal vitrine da sua gestão. Barbalho, no entanto, se contrapõe em alguns pontos ao discurso de ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como, por exemplo, no caso da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. Para ele, o País precisa permitir que a Petrobras faça pesquisas para viabilizar a exploração de combustíveis fósseis nessas áreas.

“Nós estamos falando neste primeiro momento a pesquisa, de que a pesquisa é capaz de ser feita sem que isto traga danos ou riscos ambientais. É possível isto? Em sendo possível isto, não se deve agir proibindo esta atividade, porque o Brasil não é capaz de ser independente desta matriz energética neste momento”, disse Barbalho ao Estadão durante a Brazil Conference, realizada na Universidade Harvard.

Na área da segurança pública, o governador afirmou que é preciso ter cautela na aprovação de projetos como o que impõe fim das saidinhas, porque podem acabar tendo o resultado “distorcido”.

A reportagem é do jornal O Estadão de São Paulo e pode ser acessada pelo link abaixo:

https://www.estadao.com.br/politica/anfitriao-da-cop-helder-barbalho-diz-que-apoia-pesquisa-para-explorar-petroleo-na-foz-do-amazonas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp