Blogs de Manaus

Real Time1__Expansão urbana desordenada faz de Manaus a segunda cidade mais desarborizada do país

Resultado não causa estranheza, vide o desmatamento ter batido recorde de alertas em fevereiro deste ano, segundo dados do Inpe

Belém e Manaus, as duas maiores capitais da Região Amazônica, são as cidades com o menor percentual de arborização urbana entre 15 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios urbanos durante a pré-coleta do Censo 2010, com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana brasileira. Manaus aparece em segundo.

Segundo o IBGE, Belém registrou o menor percentual entre os 15 municípios citados, com 22,4% do entorno dos domicílios com alguma árvore ao redor, em área pública. Em segundo, aparece a capital amazonense, com 25,1%. O estudo não contou as árvores dentro das residências ou áreas particulares.

Os dados indicam que Manaus perdeu o equivalente a dois bairros do tamanho da Cidade Nova. O bairro tem 1.419,38 hectares de área total. Quando esse número é transformado para km², o tamanho da região é 14,1938 km², metade do quanto a capital amazonense perdeu de floresta em uma década. Segundo Daniel Sombra, a área desmatada também corresponde a 347 Arenas da Amazônia, estádio que recebe jogos de futebol e outros grandes eventos.

Esses resultados não deveriam causar estranheza. Não terminara fevereiro deste ano e o desmatamento na Amazônia Legal já batera o recorde de alertas, segundo o levantamento da plataforma Terra Brasilis, que usa ferramenta de medição desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpe).

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp