Política

Governo vê com bons olhos candidatura de Marcos Pereira e avalia que pulverização ajuda a minar influência de Lira

Planalto faz cálculo político e enxerga possível crescimento da postulação do deputado à presidência da Câmara como forma de ‘empurrar’ Tarcísio para o PL

O governo já faz o cálculo político de vantagens de um eventual crescimento da pré-candidatura do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Articuladores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que o fortalecimento do nome do presidente do Republicanos, partido ligado à Igreja Universal, poderia render frutos positivos ao governo, como aproximar Lula dos evangélicos e empurrar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para o PL, diminuindo o constrangimento de o Republicanos apoiar o governo de forma mais enfática.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, espera que Tarcísio se filie entre junho e agosto e que atue pela legenda já nas eleições municipais de outubro. O governador de São Paulo, no entanto, resiste à possibilidade de migrar para a sigla antes das eleições.

No rol de pré-candidatos à cadeira hoje ocupada por Arthur Lira (PP-AL), Marcos Pereira é visto pelo Planalto como candidato com brilho próprio e que já tem interlocução direta com o presidente Lula. Se até a entrada da legenda no governo esse diálogo era intermediado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), agora passa por conversas que já dispensam interlocutores. Em fevereiro, Lula convidou Pereira para acompanhá-lo no avião presidencial no trajeto entre Brasília e São Paulo, para o lançamento da construção do túnel que vai ligar Guarujá a Santos.

Na hipótese de vir a se viabilizar, Pereira é considerado um nome que, embora mantivesse discurso de independência e autonomia, teria boa relação com o governo. Uma comparação que já foi feita nos corredores do Planalto é de que Pereira poderia ser para Lula o que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é hoje. Embora tenha pauta própria, o senador tem postura de colaboração com o governo.

Leia mais em O Globo

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/03/22/governo-ve-com-bons-olhos-candidatura-de-marcos-pereira-e-avalia-que-pulverizacao-ajuda-a-minar-influencia-de-lira.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp