Últimas Notícias

Governadores da Amazônia propõem à Petrobras fundo para projetos socioambientais

Ainda não há clareza sobre a origem do dinheiro a ser destinado para o fundo, mas poderia contar com royalties e participações especiais já pagas pela estatal

Governadores da Amazônia se movimentam em busca de mais recursos financeiros e parceria da Petrobras para projetos de desenvolvimento social e econômico na região. Ao mesmo tempo, os Estados da Amazônia Legal querem ter mais voz ativa nos processos de exploração e produção da Margem Equatorial, extensa zona petrolífera que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Os governadores propuseram à estatal, entre outras iniciativas, a criação de um fundo para desenvolvimento de projetos socioambientais e de desenvolvimento econômico nos Estados da Amazônia Legal, numa espécie de contrapartida para a exploração de áreas de petróleo na Margem Equatorial.

Ainda não há clareza sobre a origem do dinheiro a ser destinado para o fundo, mas poderia contar com royalties e participações especiais já pagas pela Petrobras.

De olho no potencial petrolífero e de negócios na região, os Estados criaram um grupo de trabalho para discutir quais projetos e planos poderiam contar com a atuação mais direta da Petrobras. O grupo de trabalho contará com secretários de Meio Ambiente dos Estados e técnicos da estatal, que receberão as demandas de cada unidade federativa.

O fundo é uma das propostas debatidas no encontro, que aconteceu durante o evento “Fórum de Transição Energética Justa e Segurança Energética”, realizado nesta sexta-feira (15) em São Luís (MA), para debater a exploração da Margem Equatorial, entre governadores da Amazônia Legal e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Antes da reunião, o governador do Pará, Helder Barbalho, propôs que a Petrobras destine recursos para a formação de fundo para desenvolvimento de ações ambientais na Amazônia. Após a abertura do evento, Barbalho e governadores presentes ao evento se reuniram em paralelo com Prates

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp