Blogs de Manaus

Real Time1__Comércio varejista amazonense cresceu 3,1% no ano passado

Números do IBGE mostram que o Estado ficou em oitavo lugar entre os de melhor desempenho nas vendas

As vendas do comércio varejista amazonense cresceram, no ano passado, 3,1% deixando o Estado em oitavo lugar entre os melhores desempenhos do País neste setor da economia. O desempenho foi ainda melhor que o registrado em 2022 quando o avanço foi 2,2%.

Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (8/2)

Em dezembro, o volume de vendas do comércio varejista amazonense foi de 1,5%, frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com dezembro de 2022, o desempenho do comércio varejista no Estado foi de 3,2%.

Entre as Unidades da Federação, o Amazonas teve o sétimo melhor resultado no mês de dezembro, quando comparado a novembro. A melhor posição coube ao estado de Alagoas (3,5%). Já o pior desempenho do mês ficou com Espírito Santo (-14,3%).

Estado foi bem no comércio ampliado

O comércio ampliado, que além do comércio normal, acrescenta as vendas de veículos, peças e materiais de construção, também registrou bons números no Amazonas.

Conforme o levantamento do IBGE, esse tipo de comércio no Amazonas registrou em 2023 um aumento de 3,4%, portanto maior do que no comércio normal (3,1%).

Para o economista Sérgio Gonçalves Oliveira, estes números do comércio varejista amazonense refletem bem o que houve no ano passado, quando as vendas poderiam ter sido melhores em face do grande números de pessoas empregadas, mas esbarraram em um último trimestre ruim devido à vazante.

“A vazante teve um impacto grande na chegada e na partida de mercadorias, bem como gerou desabastecimento em municípios onde a descida dos rios foi mais acentuada. De um modo geral, foi um desempenho bom”, disse Sérgio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp