Nas Entrelinhas

O Voa Brasil foi prometido para esta semana. Não rolou.

O colunista Lauro Jardim informa hoje na versão online de O GLOBO __O governo não admite por enquanto, mas o programa Voa Brasil não tem ainda data para sair do chão. Sua decolagem tinha até dia marcado: dia 5 de fevereiro, anteontem, portanto.

O governo diz que será em março o anúncio do programa, que promete oferecer passagens aéreas a R$ 200 nesta primeira etapa para pensionistas e aposentados federais que não tenham viajado nos últimos doze meses e alunos do ProUni. Teria sido adiado por problemas de agenda de Lula.

O ministro Silvio Costa Filho chegou a cravar publicamente no mês passado: “O Voa Brasil será anunciado dia 5 de fevereiro pelo presidente da República. Passa a valer dia 5 de fevereiro. Eu quero agradecer à Abear e a todas as companhias aéreas que estão ajudando na sua construção”.

Mas, como se viu, nada andou como o prometido.

Em conversas privadas, contudo, as empresas aéreas admitem que não teriam como colaborar com o programa enquanto não for resolvido o problema prioritário delas: o pacote de auxílio financeiro que o governo está montando para elas, o prometido fundo de R$ 6 bilhões para que as empresas possam se capitalizar e renegociar suas dívidas.

A modelagem desse fundo, contudo, não está pronta. A previsão é que ainda demore mais algumas semanas. A partir daí, então, o Voa Brasil pode decolar.

Mas a ideia inicial de que os beneficiários do programa poderiam comprar passagens para o feriadão do Carnaval foi para o espaço. Agora, quem sabe, a esperança é a Semana Santa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp