G1 Amazonas__Após aumento de casos de dengue, FVS-AM lança Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para arboviroses
No período de 1º a 25 de janeiro de 2024, o Amazonas registrou 3.934 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM divulgado na última semana.
Após aumento de casos de dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lançou um Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para dengue, zika e chikungunya no estado. O documento está disponível online.
Segundo a FVS-AM, o planejamento foi elaborado a partir do estudo do cenário da dengue e orienta as medidas a serem tomadas nos níveis de preparação e resposta de emergência.
Além disso, o documento tem o intuito de organizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate a ocorrências.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Tatyana Amorim, o plano fortalece as ações das vigilâncias em saúde municipais realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Manaus em situação de alerta
O cenário epidemiológico da dengue coloca Manaus em situação de alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os casos da doença mais que dobraram na cidade.
Conforme o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, a capital amazonense tem 2.449 casos prováveis da doença.
Leia mais acessando o link G1