Amazonas

Decisão judicial suspende matrículas na UFAM de aprovados no Sisu

Por decisão judicial da juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, da Justiça Federal do Amazonas,a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) suspendeu, nesta terça-feira (27), as matrículas institucionais dos candidatos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024.

A magistrada atendeu um pedido do estudante Caio Augustus Camargos Ferreira, do Distrito Federal, e suspendeu a bonificação de 20% nas notas do Enem para alunos do estado amazonense. O jovem disputa uma das vagas de Medicina na Ufam.

De acordo com a Ufam, as notas dos candidatos são calculadas pelo MEC (Ministério da Educação), que é responsável por aplicar o bônus a estudantes do Amazonas. Somente o governo federal pode providenciar as medidas para cumprimento da ordem judicial. Enquanto não há providências, as matrículas de aprovados no Sisu ficarão suspensas.

“A Proeg informa que a retomada da Matrícula Institucional do(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no Processo Seletivo Sisu – 1º/2024 – Chamada Regular Matrícula Institucional, ora suspensa, está condicionada às providências por parte do Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC, sem as quais a Ufam fica impossibilitada de executar o comando dado na decisão judicial e, portanto, prosseguir com a Matrícula Institucional”, informou a instituição, em nota.

A Ufam comunicou que “tomou todas as providências necessárias junto ao Sisu/MEC para cumprimento da decisão judicial, a fim de não causar maiores prejuízos aos candidatos, contudo, permanece no aguardo da manifestação/providência por parte do Sisu/MEC”

O procedimento, que começou no dia 7 deste mês com a entrega de documentos, estava na fase de análises dessa documentação. Agora, a conclusão das matrículas, que estava prevista para o dia 14 de março, não tem data definida.

O anúncio da Ufam ocorre um dia após o desembargador Alexandre Machado Vasconcelos, do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília, rejeitar o recurso da universidade e manter suspensa a bonificação.

Com informações do site Amazonas Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp