Últimas Notícias

Anatel,diz que rompimento de cabos causou queda de internet em Manaus

Segundo agência, o problema foi ocasionado pelo duplo rompimento de cabos que ligam Manaus a Porto Velho, por volta de meio dia.

Um rompimento de cabos causou a queda da internet e de serviços de telefonia em Manaus, neste sábado (17), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O problema começou no início da manhã e persistiu durante a tarde em vários pontos da cidade.

Segundo a Anatel, o problema foi ocasionado pelo duplo rompimento de cabos que ligam Manaus a Porto Velho, por volta de meio dia. O problema só foi solucionado às 14h.

No entanto, a agência ainda não sabe dizer quais os motivos que ocasionaram o rompimento das fibras.

O problema também foi confirmado pela Associação Brasileira de Internet (Abranet). À Rede Amazônica, o vice-presidente da entidade, Jesaias Arruda, explicou sobre a falha nos serviços.

“Nós não tivemos um apagão total, mas tivemos indisponibilidade das três operadoras e a Claro foi a única trabalhando no momento, o que ocasionou uma sobrecarga em cima do serviço dela em alguns momentos gerando instabilidade também”, disse Arruda.

Em uma padaria localizada no Aleixo, na Zona Centro-Sul da cidade, a falha no serviço afetou as vendas do dia. Segundo o atendente Abel Neto, muitos clientes deixaram de fazer suas compras já que não há como fazer transferência de dinheiro. “As pessoas usam mais o PIX, mas sem internet, sem conexão, não tem como fazer a venda”, afirmou.

Em nota, a Claro disse que os serviços da operadora estão funcionando normalmente na capital. Já as outras operadoras ainda não se pronunciaram sobre o problema.

Já a TIM disse que alguns clientes da companhia na capital  enfrentaram dificuldades em trafegar dados móveis e utilizar a internet, devido a falhas. Porém, técnicos da empresa ainda atuaram para restabelecer os serviços na região.

Por fim, a Vivo informou que os serviços em Manaus foram normalizados. “Alguns clientes podem ter encontrado dificuldade na utilização dos serviços em função de uma falha no meio de transmissão que atende a localidade. Equipes atuaram para regularizar o serviço no menor tempo possível”, disse a empresa.

Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp