Últimas Notícias

Trânsito em Manaus terá identificação facial de motoristas e monitoramento de placas em tempo real

Detran contrata por R$ 119 milhões um ônibus e dois furgões, com câmeras, softwares de reconhecimento facial e de monitoramento de placas em tempo real, e computadores com acesso à internet, para fiscalizar o trânsito em Manaus. Os agentes de fiscalização do Detran-AM também terão câmeras em fardas para gravar as abordagens.

A empresa Guimarães Fernandes Ltda., sediada em Boa Vista (RR), foi contratada para prestar “serviços itinerantes” pelo prazo de cinco anos e o Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito) pagará a importância de  R$ 119,730 milhões.

A empresa ofertou o menor lance em licitação, conforme ato publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) na edição do dia 8 de janeiro.

De acordo com o termo de referência (projeto básico), o ônibus e os dois furgões (com cabine e carroceria em aço) terão diversos equipamentos que irão possibilitar a fiscalização nas ruas, incluindo câmeras, drones, aparelhos celulares, radares e medidores de concentração de álcool.

Os veículos terão câmeras com reconhecimento facial. Elas poderão, por exemplo, detectar o número de pessoas em uma área e gerenciar filas. Também deverão ser capazes de detectar e rastrear uma ou várias pessoas, mesmo quando parcialmente obstruídas.

“O reconhecimento facial deve detectar rostos em um vídeo e realizar o reconhecimento em

um banco de dados de 100.000 sujeitos em menos de 100 milissegundos, com uma precisão de 99.87%”, diz trecho do projeto básico.

Os ônibus também terão sistema de monitoramento de placas e vigilância remota em tempo real. Os agentes irão saber quais veículos estão irregulares.

O termo de referência prevê ainda que a empresa irá fornecer “body câmeras” (câmeras corporais), com microfone, alto-falante e wi-fi/4G. Os equipamentos são instalados no fardamento para gravar as abordagens.

“As câmeras deverão ser de uso individual e portátil, junto ao fardamento. Deverá possibilitar a gravação de vídeo com áudio, captura de fotos e gravação de áudio”, diz trecho do projeto básico.

Além de notebooks, roteadores, monitores e impressoras, a empresa deverá fornecer reboques com painel de mensagem variável. O equipamento será usado para ações de educação no trânsito.

Com o sistema contratado, o governo pretende garantir “maior eficiência e eficácia nas ações voltadas para a segurança viária e o cumprimento das responsabilidades institucionais”.

Entre os serviços previstos no projeto básico estão a implementação de alternativas para facilitar e resolver débitos veiculares em aberto. Atualmente, conforme o Detran, já é possível fazer o pagamento do licenciamento em atraso por meio do cartão de crédito ou débito. O procedimento, no entanto, é feito em tendas.

Constam, ainda, na lista de serviços as autuações itinerantes para coibir infrações de trânsito, campanhas educativas e o monitoramento do tráfego.

O despacho de homologação da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 08/01/2024

Com informações do site Amazonas Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp