Blogs de Manaus

Real Time1__Omar Aziz exige que Senado publique a lista dos políticos espionados pela ‘Abin-Paralela’

Atividade de espionagem da chamada Abin-Paralela aconteceu durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro e mirava adversários políticos

O senador Omar Aziz (PSD) cobrou, nesta sexta-feira (26), que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), exija da Polícia Federal e divulgue a lista de todos os congressistas que foram espionados pela chamada Abin-Paralela no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O monitoramento de congressistas foi revelado pela operação Vigilância Aproximada, da Polícia Federal, que investigou uma organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o objetivo de espionar ilegalmente autoridades públicas e adversários do governo Bolsonaro.

O esquema da Abin-Paralela era comandado diretamente, segundo indícios levantados pela PF, pelo então diretor da Abin, o atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL/RJ), que ao lado de outros sete policiais federais, foram alvo da operação deflagrada na quinta-feira.

Os integrantes do esquema usavam ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis (telefones, por exemplo) sem autorização judicial e faziam o armazenamento das informações em nuvem a partir do Estado de Israel.

Amazonenses no alvo da Abin-Paralela

Numa entrevista a Globo News em que comentou o caso, Omar Aziz, que foi um dos principais adversários de Bolsonaro durante a crise da pandemia da Covid-19, disse que é obrigação de Rodrigo Pacheco exigir os nomes dos congressistas espionados pela Abin-Paralela.

Dentre os políticos do Amazonas, Omar Aziz, o senador Eduardo Braga (MDB) e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PSD) fizeram oposição ao governo de Jair Bolsonaro e estão entre os possíveis espionados pela Abin-Paralela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp