Política

Lula encerra viagem ao Nordeste com foco na educação e críticas à elite de ‘cabeça pequena’

Presidente prometeu ações para “revolucionar” a educação nos três anos de mandato que tem pela frente

Após a agenda no Recife marcada pelo grande afago aos militares, em Fortaleza, onde encerra sua viagem de dois dias pelo Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) focou na educação ao participar na tarde desta sexta-feira (19) do lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Acompanhando por correligionários locais, como o ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, e o atual chefe do Executivo estadual, Elmano de Freitas, Lula rememorou programas da área durante seus dois mandatos anteriores (entre 2003 e 2010), como as “Olimpíadas da Matemática”, prometeu ações para “revolucionar” a educação nos três

Lula agradeceu na cerimônia o seu ministro da Defesa, José Múcio, segundo ele o responsável por levar uma unidade do ITA para o Ceará. Fundado em janeiro de 1950 com o objetivo de formar sobretudo engenheiros aeronáuticos, parte da estratégia à época de desenvolvimento da infraestrutura brasileira, o ITA é instituição de referência no país. A futura unidade em Fortaleza será a primeira fora da sede, em São José dos Campos (SP), e terá dois cursos –engenharia das energias renováveis e de sistemas. O governo prometeu realizar o primeiro vestibular ainda no final deste ano.

“Trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará, pelo que vocês fizeram e pelo que dizem a nós brasileiros o que pode ser feito na educação, mesmo não sendo um Estado muito rico”, afirmou o presidente.

Região que lhe proporcionou uma votação muito superior que a do rival Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, o Nordeste foi o destino escolhido pelo presidente Lula neste início de ano para uma viagem cujo objetivo é o de melhorar a avaliação do seu governo.

“A vida inteira tive a obsessão de terminar com as desigualdades do Nordeste em relação a outros Estados do país. Quero que os Estados do Nordeste tenham a mesma oportunidade que os Estados mais ricos deste país”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp