Esportes

Brasil começa hoje caminhada rumo a Paris-2024 no futebol

Seleção volta a enfrentar problemas com liberações, mas vai para a competição com nomes sólidos em suas equipes

Foram semanas de preparação desde a convocação em dezembro, e o Brasil abre hoje, às 17h (transmissão do SporTV), sua participação no Pré-Olímpico, na Venezuela. A estreia contra a Bolívia marca a primeira partida de um grupo montado sob as sempre presentes dificuldades de liberação, contornadas por uma forte aposta em figuras importantes do Brasileirão.

Foram sete cortes por falta de liberação: o goleiro Andrew (Gil Vicente-POR), os laterais Vinícius Tobias (Real Madrid-ESP), Luan Cândido (Bragantino) e Patryck Lanza (São Paulo), os zagueiros Kaiky Fernandes (Almería-ESP) e Robert Renan (Internacional) e o volante Danilo (Nottingham Forest-ING). O Pré-Olímpico vale duas vagas nos Jogos de Paris.

Por outro lado, ganharam espaço nomes como os meias Bruno Gomes — que deve ser titular — e Maurício, peças importantes de Coritiba e Internacional. Além deles, a dupla Endrick e John Kennedy representa, no ataque, o poder de fogo dos atuais campeões brasileiro e da Libertadores.

O time titular ainda deve ter o goleiro Mycael (Athletico), o lateral Kaiki (Cruzeiro), o zagueiro Michel (Palmeiras) e os meias Marlon Gomes (Vasco), que pode ser improvisado na lateral, e Guilherme Biro (Corinthians) como representantes dos gramados brasileiros. Pilar do Vasco em 2023 e hoje no LA Galaxy-EUA, o atacante Gabriel Pec corre por fora.

— Desde a nossa chegada, a gente enfrenta essa situação. Isso mostra o nosso trabalho, nosso dia a dia, de ter essa atenção voltada para o Brasil e para o mundo todo, na busca sempre de aumentar o nosso caderno-radar e com isso ter a possibilidade de observar sempre novos atletas — explicou o técnico Ramon Menezes sobre as dificuldades de liberação.

Por não se tratar de uma competição Fifa, os clubes têm a prerrogativa de liberar (ou não) seus atletas para o Pré-Olímpico. De qualquer forma, mesmo com as dificuldades, a comissão técnica conseguiu montar uma equipe valorizada. Em relação à edição anterior do torneio, o grupo tem um atleta a mais atuando em solo brasileiro. Em 2020, na Colômbia, o então treinador André Jardine lidou com oito cortes por não liberação.

O valor de mercado agregado da equipe também aumentou consideravelmente, de R$ 230 milhões para R$ 742 milhões segundo estimativa do Transfermarket, embora um terço desse valor seja relativo a Endrick, já negociado com o Real Madrid.

Na Colômbia, Matheus Cunha e Paulinho, que atuavam no futebol alemão, foram os atletas com mais participações em gols. Em 2024, o volante Andrey Santos (Chelsea) e o atacante Marquinhos (Arsenal) são alguns dos talentos do futebol europeu com moral entre os titulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp