Blogs de Manaus

Amazonas Atual__Deputados criam leis desnecessárias sobre datas comemorativas no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), sancionou uma série de leis que instituem datas comemorativas. Os dias dedicados a alguém ou alguma coisa entram no calendário oficial de eventos e comemorações do Estado do Amazonas a partir de 2024.

As datas foram propostas em projetos de leis dos deputados e aprovados pela ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas). Em 2023, primeiro ano do novo mandato dos parlamentares, o trabalho legislativo se concentrou em criar datas comemorativas e conceder título de cidadão do Amazonas.

Somente em dezembro, antes do recesso parlamentar, os deputados apresentaram 25 propostas de lei para instituir alguma data. Entre os projetos estão:  “Dia do Acupunturista”, “Dia do Pedreiro”,  “Dia do Chefe de Cozinha”, “Dia da Educação Popular e Libertadora”.

É possível ver quais as proposituras do deputados apresentarem no SAPL (Sistema de Apoio do Processo Legislativo) no site da ALE-AM.

O ano de 2024 começa com 17 novas datas comemorativas no Calendário Oficial de Eventos e Comemorações do Estado do Amazonas. Entre as sanções de Wilson Lima para celebrações estão: “Dia do Escritor Amazonense” em 20 de novembro; “Dia do Menor Aprendiz” em 24 de abril; “Dia da Imigração Japonesa no Amazonas” no dia 20 de junho; “Dia Estadual de Luta pela Vida e Combate ao Aborto” em 8 de outubro; “Dia do Vaqueiro” no dia 29 de agosto”; “Dia do Igarapé” em 24 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp