Política

Agenda da política: Pacheco e Haddad discutem reoneração da folha

Lula tem viagens pelo país, com compromissos oficiais em três Estados do Nordeste

Está prevista uma reunião nesta segunda-feira (15) entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a medida provisória (MP) que, entre outras ações, reonera a folha de pagamento de 17 setores intensivos em mão de obra. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), deve participar do encontro.

A MP foi apresentada pela equipe econômica no fim do ano, mesmo depois de o Congresso derrubar os vetos presidenciais que tentavam justamente evitar a desoneração completa desses setores. O teor da proposta desagrada parlamentares, que defendem a devolução do texto.

O presidente do Senado deve continuar em Brasília somente até terça-feira (16). Pacheco vai participar, na sexta-feira (19), de evento no exterior do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e da revista “Veja”, em Zurich, na Suíça. Haverá debates sobre economia e sustentabilidade.

O Congresso segue em recesso parlamentar até o início de fevereiro. Não há agendas previstas na Câmara e no Senado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma nesta semana viagens pelo país. Ela participará da cerimônia de assinatura de acordo de parceria para implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai -Cimatec) em Salvador, e da inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Paulo Afonso (BA). Depois, visita a R

Ainda em Pernambuco, Lula participará na sexta-feira (19) da cerimônia de troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE), em Abreu e Lima. No mesmo dia, fará o lançamento da Pedra Fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE).

Ao longo da semana também deve avançar a transição no Ministério da Justiça e Segurança Pública, agora sob comando de Ricardo Lewandowski.

O Judiciário ainda está em recesso. Na terça-feira (16), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, assume o plantão do Judiciário, até então sob responsabilidade de Edson Fachin, vice-presidente da Corte. Alguns ministros, como Alexandre de Moraes, continuam trabalhando mesmo durante as férias.

Barroso também cumprirá extensa agenda internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp