Blogs de Manaus

acrítica.com__Semmasclima afirma que Manaus não está pronta para mudanças climáticas

Avaliação é do secretário municipal, que detalha meta de escrever plano de ação climática neste ano

O Secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Antônio Stroski, afirmou para A CRÍTICA que Manaus não está preparada para os efeitos da já existente emergência climática. Por outro lado, segundo ele, a gestão municipal atua para que a cidade esteja pronta para os impactos da mudança do clima, que são sentidos, hoje.

“[Manaus] não está pronta. Nós temos que preparar Manaus. É essa a perspectiva que a gente vem discutindo com atenção em relação às mudanças climáticas”, avalia o gestor.

De acordo com ele, o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, criado no ano passado pelo prefeito David Almeida (Avante), deve ter uma reunião em fevereiro, após o Carnaval, para tratar da agenda. “Nossa meta para este ano é escrever o Plano de Ação Climática de Manaus”, pontua.

Segundo levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentado no dia 17 de janeiro, Manaus foi a cidade com mais ocorrências de desastres naturais em 2023, com 23 ocorrências. Já em relação aos alertas de desastre emitidos por municípios, a cidade fica em terceiro lugar, com 49 alertas.

Na visão do secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima, o planejamento da cidade deve ser realizado de forma preventiva, reunindo instituições de pesquisa. Ele critica uma visão limitada a apenas responder às ocorrências, sem o fator preventivo.

“Nós podemos tratar a questão das enchentes, das alagações de forma a ficar sempre correndo para atender as emergências, aí teria que planejar, identificar muito bem as áreas passíveis. É fazer plano, a gente tem que se organizar para coletar informações, envolver a academia e atuar preventivamente. Esse é o desafio, mas ainda não temos isso”, disse Stroski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp