Amazonas

Humaitá, Anori, Barcelos, Beruri, Codajás e Nhamundá já tem o licenciamento para o 5 G

Mas a instalação depende do planejamento das operadoras de internet móvel e as cidades precisam ter legislações atualizadas e modernas para permitir a instalação das antenas

Desde segunda-feira (4), mais 623 municípios brasileiros foram autorizadas para receber o 5G. As prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz – frequência por onde passa o sinal da tecnologia – poderão pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações da quinta geração de internet móvel nessas cidades.

Com isso, 3.079 dos 5.570 municípios do país estarão aptos a disponibilizar o chamado 5G puro (standalone) aos seus moradores. O coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diogo Della Torres, afirma que o cronograma de implantação da tecnologia no país supera as expectativas.

“Hoje, as operadoras são obrigadas a ter a tecnologia disponível somente nas capitais brasileiras, mas nós já contamos com 314 cidades em que o 5G já está disponível para a população. Isso é um resultado muito satisfatório”, disse.

No Amazonas seis cidades receberam autorização para instalação da tecnologia 5G a desde segunda-feira (04/12) __Humaitá, Anori, Barcelos, Beruri, Codajás e Nhamundá já tem disponível o licenciamento para as operadoras que desejarem implantar a tecnologia.

A autorização por parte da Anatel não garante, no entanto, que o 5G vai começar a funcionar de imediato nos municípios autorizados. Isso porque além de o processo depender do planejamento das operadoras de internet móvel, as cidades precisam ter legislações atualizadas e modernas para permitir a instalação das antenas do 5G. 

Leia mais acessando o link do site __ Brasil 61 – https://brasil61.com/n/mais-623-municipios-recebem-autorizacao-para-o-5g-a-partir-desta-segunda-feira-4-bras2310298

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp