Blogs de Manaus

G1 Amazonas__No Amazonas, juiz é afastado do cargo após mandar soltar traficante

Decisão de afastar o magistrado foi tomada pelo desembargador Jomar Fernandes, corregedor do tribunal, e foi referendada pelos demais desembargadores na terça-feira (12).

O juiz Alex Jesus de Souza, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi afastado do cargo pela Corregedoria da corte após soltar um narcotraficante identificado como Alex da Silva Viana. A informação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A confusão envolvendo o magistrado começou após a defesa do traficante pedir, em outubro, que a justiça substituísse a prisão preventiva de Alex pela prisão domiciliar. Os advogados alegaram questões de saúde.

No entanto, conforme o Ministério Público do Amazonas (MPAM), o juiz, sem levar em consideração a manifestação do promotor e também sem pedir a autorização do desembargador plantonista, decidiu por fazer a substituição “sem o mínimo de fundamentação necessária”.

O caso foi parar no segundo grau do tribunal e a decisão do magistrado foi revogada pela desembargadora Onilza Gerth. Segundo ela, o pedido de substituição da prisão não poderia ser analisado pelo magistrado, já que a defesa do réu havia requerido o relaxamento da prisão em outros cinco processos, dentre outros motivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp