Política

A quem serve a desistência de Amom na disputa para a prefeitura de Manaus?

Observadores veem reforço em Brasília, mas há quem aposte em interesses de outros políticos em “atropelar” Amom na corrida pela prefeitura em 2024.

“Não sou candidato a prefeito” __ foi com essas palavras que o deputado federal Amom Mandel(Cidadania-AM) pegou a nós todos com surpresa nesta sexta-feira (29) em publicação em vídeo na sua conta no X (ex-Twitter). Quero fazer mais por Manaus, mas sinto que minha missão em Brasília ainda não está completa”, disse o deputado federal.

Segundo Amom Mandel, a manifestação teria sido em resposta a indagação de eleitores sobre se deveria disputar a eleição de 2024.

“Eu nunca me lancei oficialmente candidato”, diz Amom, que aparece bem avaliado nas pesquisas eleitorais em Manaus, como, por exemplo, o recente levantamento realizado pela Action Instituto de Pesquisa de responsabilidade do professor Afrânio Soares __ David 32,3% x Amom 29,4%__ diferença 2,9%, o que caracteriza empate técnico para prefeito de Manaus. “Eu não quero ser, e não sou candidato hoje à prefeitura de Manaus”, diz o deputado federal no vídeo, que foi eleito deputado federal, teve “o mandato mais econômico do Brasil e o mais produtivo do Amazonas”, mas completa que “ainda não acha que é o suficiente” para se candidatar a prefeito de Manaus. “Você me fez o mais votado do Brasil proporcionalmente e eu não quero decepcionar. Quero o seu apoio para isso”.

No vídeo, Amom foi taxativo: “Eu nunca me lancei oficialmente como candidato e faço isso agora por um motivo: eu acredito que a nossa missão na Câmara dos Deputados não terminou, tem muita coisa que eu ainda quero fazer e não fiz”, acrescenta.

“Eu quero uma transformação para essa cidade e por isso, muito embora não queira ser candidato, eu vou sim influenciar o futuro dessa cidade, caminhando lado a lado com vocês para decidir o nosso futuro e tudo o que deve ser feito para melhorar a cidade, o estado e o país”, afirma.

É em se apegando nas afirmativas de seu pronunciamento que reside a deixa para se fazer um exercício de raciocínio para saber quem vai se beneficiar politicamente com a desistência repentinamente de Amom__Por óbvio, o prefeito David Almeida, leva a vantagem de ver afastado seu principalmente oponente nas pesquisas de intenções de voto e, consequentemente o governador Wilson Lima, considerando que seu candidato Roberto Cidade, o deputado presidente da Assembleia que ascende à segunda posição na pesquisa emparelhando com o prefeito na disputa para a prefeitura de Manaus.

O desdobramento da atitude política de Amom deve ser acompanhada no decorrer de 2024.

Eleito deputado federal mais votado pelo Amazonas, com 288.555 votos, Amom (Cidadania-AM) deve subir nos palanques e emprestar seu prestígio político a um desses candidatos ou a uma causa, principalmente porque trafega em um eleitorado significativo na faixa dos eleitores entre 18-24 anos, justamente os mesmos que, segundo os marqueteiros, podem definir a eleição.

Sem perda de tempo, o deputado Roberto Cidade usou o X (ex-Twitter)

@RobertoCidadeAm, para saudar, tipo “comemorara a saída de Amom do páreo e colocando-se em igualdade de condições com David Almeida para disputar as eleições __ Roberto Cidade é terceiro nas pesquisas de intenções de votos.

__Acabo de ver a publicação do deputado informando que não irá disputar a eleição para prefeito de Manaus no ano que vem.

A decisão do Amom de concluir o mandato e ajudar nosso Amazonas em Brasília, como nosso Deputado Federal mais votado…é uma atitude madura que revela coragem e sabedoria de um jovem que entende o tempo da política.

É mais um sinal inspirador para nossa população, mostrando que a política deve ser o caminho efetivo para resolver os problemas do nosso AM, das cidades, e das pessoas.

O Deputado Amon tem e sempre terá meu respeito e admiração, disse Roberto Cidade, que é presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e pré-candidato a prefeito de Manaus com as bençãos do governador Wilson Lima.

__Amazonino Mendes sempre dizia que a eleição se ganha antes da contagem dos votos.

Os entendedores entenderão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp