Manaus

Rio Negro volta a apresentar descida de nível em três dias

Nesta sexta-feira (10), o Rio Negro desceu mais 5 centímetros, registrando a cota de 13,13 metros, segundo o Porto de Manaus. Já é o terceiro dia seguido de redução, com 9 centímetros de seca desde a última quarta-feira (8). Causando fenômeno conhecido como “repiquete”.

Em termos de expectativas, o período de vazante tinha que acabar após o rio subir 52 centímetros em 11 dias, entre 28 de outubro a 7 de novembro.

Na quarta e quinta-feira, o nível do Rio Negro desceu 2 centímetros, registrando a mesma marca na quinta-feira (9) e mais 5 centímetros nesta sexta.

A seca de 2023 é a pior já registrada em 121 anos, desde que o sistema de medição foi estabelecido, quando marcou 12,70 metros.

Chuva nos Andes

A estação do rio Negro é influenciada pelo rio Solimões que dependem das chuvas oriundas da Cordilheira dos Andes na costa oeste da América do Sul. Com base em um gráfico disponibilizado pelo SGB-CPRM, com dados da Administração Oceânica e Atmosfera Nacional (NOOA), de previsões para a estação de Tabatinga (município distante 1.108 quilômetros em linha reta de Manaus) mostra um acumulado de 52.1 milímetros (mm) entre os dias 7 e 23 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp