Manaus

Qualidade do ar péssima: Manaus amanhece com fumaça tóxica

Após uma chuva que durou poucos minutos, a capital amazonense se depara mais uma vez com um cenário preocupante nesta sexta-feira (3). A cidade amanheceu encoberta de intensas nuvens de fumaça, resultado das persistentes queimadas que assolam a região deixando, diversas zonas da cidade com a qualidade de ar considerado “péssimo”.

Dados do monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) mostra que os bairros Parque Dez, Distrito Industrial, Colônia Oliveira Machado, Vila Buriti são as regiões com maior poluição do ar. Há quase uma semana a população de Manaus sofre com o problema – Foto:Divulgação

Dados do monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) mostra que os bairros Parque Dez, Distrito Industrial, Colônia Oliveira Machado, Vila Buriti são as regiões com maior poluição do ar. Há quase uma semana a população de Manaus sofre com o problema.

As fumaças, segundo o governo estadual, vêm da região metropolitana de Manaus, onde se concentram a maioria de focos de incêndios e queimadas no estado. Por exemplo, no período de 12 de julho a 1º de novembro foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros um total de 2.554 incêndios, sendo 727 na capital e 1.827 nos interiores.

O governador publicou um vídeo nas suas redes sociais para falar sobre as ações do governo estadual no combate às queimadas e chegou a atribuir que a fumaça que encobre Manaus nesta sexta-feira (3) vem de queimadas do Pará e que, nesse momento, o estado vizinho também começa a sofrer os efeitos da estiagem, uma seca histórica em que a gente tem esses problemas – de desmatamento e de queimadas”, disse Wilson Lima.

No Brasil, o Pará lidera o ranking com maior número de incêndios registrados em 2023, com 32.160. O Amazonas aparece na segunda posição, com 18.680.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp