Esportes

Com capacidade para 62 mil pessoas, conheça o estádio que vai abrigar os jogos do Fluminense no Mundial

Conhecido com o “A Joia Brilhante”, o local foi inaugurado em 2014 e custou 560 milhões de dólares

A estreia do Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa acontece daqui a 34 dias, em 18 de dezembro, às 15h, quando a equipe enfrentará um destes três adversários na semifinal: Al-Ittihad (Arábia Saudita), Auckland City (Nova Zelândia) ou Al-Ahly (Egito). Porém, se o rival ainda precisa ser definido, o local da partida é certo: o estádio Rei Abdullah Sports City, que fica 60 km ao norte de Jidá, a segunda cidade mais populosa do país saudita, que sediará o torneio.

Um dos dois locais que abrigará o Mundial — o outro é o Príncipe Abdullah Al Faisal, também em Jidá —, o Rei Abdullah receberá cinco dos sete jogos, incluindo a partida de abertura, entre o anfitrião Al-Ittihad e o Auckland City, no dia 12 de dezembro, e a decisão, que acontece dez dias depois.

Rotineiramente, ele é usado pelos dois times da cidade que estão na Superliga Saudita: o Al-Ittihad e o Al-Ahli. Inaugurado em maio de 2014, tem capacidade para 62.241 pessoas, e é conhecido como “A Joia Brilhante”.

Seu custo foi de, aproximadamente, 560 milhões de dólares (cerca de R$ 2,7 bilhões), tendo o gramado natural do tipo “Bermuda”, além de atender a outras demandas de padrão Fifa. Após sua inauguração, quando já nasceu como o 10º maior estádio do mundo árabe, a Arábia Saudita passou a receber mais eventos internacionais.

O estádio fica localizado em meio a uma cidade desportiva, que ainda tem um pavilhão poliesportivo de 10 mil lugares, um estádio de atletismo com lugar para mil pessoas sentadas, campos de treinos cobertos, seis quadras de tênis, e um estacionamento para mais de 23 mil veículos.

O nome foi dado em homenagem ao próprio Rei Abdullah, que governou a Arábia Saudita de 1995 a janeiro de 2015, data de sua morte.

Entre os torneios de destaque que o Rei Abdullah Sports City recebeu, estão a Supercopa da Itália de 2019, e a Supercopa da Espanha, em 2020. Além do futebol, também já foram sediados eventos de boxe e WWE em suas instalações.

Caso o Fluminense avance para final, que pode ser contra o Manchester City (Inglaterra), às 15h do dia 22, jogará novamente no estádio. Porém, se for eliminado, jogará a disputa de 3º lugar no Príncipe Abdullah Al Faisal, no mesmo dia, às 11h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp