Blogs de Manaus

Portal Zona Franca __Cemitérios públicos de Manaus recebem visitantes no Dia de Finados

Os dez cemitérios, administrados pela gestão municipal, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural, ficaram abertos das 6h às 18h, com a realização de missas e cultos, com estrutura de som, música, tendas e grades. De acordo com a Prefeitura, a previsão é que 500 mil pessoas deveriam passar pelos campos-santos da capital e zona rural

Fotos – João Viana / Semcom e D’Castro / Semulsp

Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta quinta-feira, 2/11, Dia de Finados, uma programação especial nos cemitérios municipais.  Os dez campos-santos, administrados pela gestão municipal, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural, ficaram abertos das 6h às 18h, com a realização de missas e cultos, com estrutura de som, música, tendas e grades. Além disso, mais de mil servidores municipais ofereceram um atendimento humanizado à população.

Conforme o G1 Amazonas,no cemitério São João Batista, um dos maiores de Manaus, dezenas de pessoas foram até o local prestar homenagens aos seus entes queridos. Familiares deixaram flores e velas para os parentes que partiram.

Localizado em uma ilha, o cemitério Nossa Senhora Conceição das Lajes, no bairro Mauazinho, também teve uma grande movimentação de pessoas. A expectativa é que o campo-santo receba 1,5 mil pessoas durante esta quinta-feira.

No cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo, o local também recebeu diversos familiares que foram até lá homenagear seus entes queridos enterrados no local.

Nas últimas duas semanas, a prefeitura intensificou ações para deixar os cemitérios preparados para o Dia de Finados. Os espaços receberam os serviços de capina, poda, pintura, recuperação de calçadas e bancos, além da limpeza geral.

De acordo com o diretor de Limpeza da Semulsp, Laurimar Costa, foi realizado um cronograma de trabalho especial nos campos-santos. “Nós tivemos uma preparação bem antecipada, fazendo uma limpeza geral em todos os cemitérios, que no total são dez.

A dona de casa Cleia Teixeira todos os anos comparece nas primeiras horas do dia no cemitério municipal São João Batista, localizado na avenida Álvaro Maia, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, para participar da missa e visitar seus entes queridos. “Até me emociono, porque eu vim visitar minha mãe e meu falecido marido.  É nessa hora que a gente sente que o sentimento é mais forte”, contou.

Para garantir total segurança, a prefeitura contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para prevenir qualquer incidente. Além disso, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuaram no entorno dos cemitérios proporcionando ordenamento e um melhor fluxo no trânsito.

Com informações assessoria Semcom e G1 Amazonas

Fotos – João Viana / Semcom e D’Castro / Semulsp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp