Amazonas

Amazonas tem 44% de abstenção no 1º dia do Enem

O certamente foi realizado em 57 dos 62 municípios do Estado, e teve 93.692 inscrições; foram registradas quedas de energia, mas segundo a Amazonas Energia, sem contudo, prejudicar o andamento nos locais de provas

De acordo com o balanço divulgado pelo Governo do Estado, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, não apresentou qualquer ocorrência que prejudicasse a realização do Enem no Amazonas, neste domingo (5)

A aplicação das provas teve seu início às 12h30 e terminou às 18h, obedecendo o horário de Manaus. O certame foi realizado em 57 dos 62 municípios do Estado (incluindo a capital Manaus), tendo um total de 93.692 inscrições, com as provas sendo  aplicadas em 200 locais. De acordo com o Ministério da Educação, o índice de abstenção no Amazonas neste domingo foi de 44%.

Conforme informou o site acrítica.com,o primeiro dia da Operação Enem 2023 registrou a falta de energia elétrica em pelo menos sete locais de aplicação das provas. Com a queda de energia, o fornecimento de água também afetou uma das escolas.

“A maior ocorrência foi a falta de energia, por conta de um grande temporal nas cidades, principalmente Manaus, Manacapuru e Iranduba. Em Manaus, a maioria dos locais foi restabelecida ainda dentro do período de aplicação. Em Iranduba e Manacapuru persistiu a falta de energia, mas mesmo assim os inscritos preferiram continuar a prova com a luz natural”, explicou a coordenadora estadual do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Jane Bete Martins Nunes da Silva.

Ainda segundo a coordenadora, quem se sentir prejudicado com o problema da falta de energia poderá recorrer.

“Há recurso para aqueles que se sentirem prejudicados, para que seja feita uma reaplicação para eles”, informou.

Uso de boné, toque de celular e anotações (colas) também estão entre as ocorrências registradas. Nestes casos, os candidatos foram eliminados do Enem 2023.

Organização

Para o supervisor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Fernandes de Lima Júnior, o primeiro dia de provas do Enem 2023 no Amazonas, no geral, ocorreu tranquilamente.

“De forma geral, a aplicação foi um sucesso. Nós tivemos alguns casos que foram tratados a tempo, que não tiveram nenhum impacto dentro da aplicação. Uma ótima estrutura aqui no estado, que a Secretaria de Segurança disponibilizou para todos os envolvidos nesse processo”, declarou.

Por volta das 18h, uma reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, para apresentação dos números do monitoramento integrado. Conforme dados da Seagi, o primeiro dia da Operação Enem 2023 no Amazonas contou com a atuação de 1.971 servidores públicos, 662 viaturas em circulação e 172 ações ostensivas (entre escoltas e policiamento em locais de provas). Não houve registro de prisões.

De acordo com o major William Gomes, que integra a Seagi, com o êxito da Operação Enem 2023, neste domingo, o modelo deve ser continuado no segundo dia de provas, marcado para 12 de novembro.

Com informações do acrítica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp