Blogs de Manaus

Amazonas Atual__Serviço de esgoto sanitário é precário no AM, mostra o Trata Brasil

Dos 15 municípios, apenas Manaus e Presidente Figueiredo têm serviço de esgoto, de acordo com o Trata Brasil. Na capital, o índice alcança 74,5% da população e em Presidente Figueiredo o serviço atinge 86,9% dos moradores.

O Amazonas tem 85,4% da população sem o serviço de coleta de esgoto. Em números absolutos, são 3.419.971 moradores. Os dados são do Instituto Trata Brasil, com base na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Continuada Anual, de 2021, produzida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outro indicador da pesquisa mostra que no Amazonas, 16,5% ainda não têm acesso à água potável, o que representa 661.216 mil habitantes. O estudo também levantou o número de internações e mortes motivadas por doenças de veiculação hídrica, com base no sistema DataSus.

O instituto trabalhou com as estatísticas do IBGE de 15 cidades amazonenses: Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tabatinga, Maués, Tefé, Manicoré, Humaitá, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Predo da Eva, Careiro da Várzea e Novo Airão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp