Últimas Notícias

O Globo(RJ)_Brasileiros aguardam autorização para sair pelo Egito

Operação do governo federal transportou grupo de 28 pessoas do norte ao sul de Gaza e espera sinal verde para atravessar fronteira

Na operação mais complexa de repatriação de brasileiros que estão na região do conflito entre Israel e o terrorista Hamas, um grupo de 28 pessoas (14 crianças, 8 mulheres e 6 homens) foi trasladado ontem num ônibus da região norte da Faixa de Gaza para as cidades de Khan You-

nes e Rafah, esta localizada a poucos metros da fronteira com o Egito, no sul. Segundo informações do embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, o grupo aguarda aval das autoridades egípcias e israelenses para cruzar de ônibus a fronteira por Rafah.

Uma aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está em Roma, onde espera autorização para seguir para o Egito e resgatar os brasileiros. A Operação Voltando em Paz começou na última terça-feira, e sua primeira fase termina hoje. No total, terão sido repatriados 701 brasileiros. Na tarde de ontem, o sétimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do aeroporto do Galeão com destino a Tel Aviv. Outro avião da FAB partiu ontem de Israel rumo ao Brasil, com 215 pessoas e 16 animais de estimação. Na madrugada de ontem, 207 brasileiros desembarcaram no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, além de dois cães e cinco gatos. De acordo com informações oficiais, outros 2 mil brasileiros estão na fila de espera para retornar ao país.

A situação dos brasileiros em Gaza levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a convocar uma reunião ontem por teleconferência com vários de seus ministros, e da qual participou, também, o vice-presidente, Geraldo Alckmin. O Brasil passou o dia esperando que Israel e Egito liberassem a saída dos brasileiros. Ontem, Lula também conversou por telefone com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a quem pediu assistência humanitária aos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp