Esportes

Neymar sofre lesão grave e pode ficar 8 meses sem jogar

Atacante se machucou na derrota de 2 a 0 da Seleção Brasileira para o Uruguai

Neymar pode ficar oito meses sem jogar depois de se machucar na terça-feira (17) na derrota da Seleção para o Uruguai.

Neymar foi a uma clínica em São Paulo em busca de respostas. Os resultados dos exames apontaram a ruptura do ligamento cruzado anterior, que une os ossos tíbia e fêmur, e é essencial para a estabilidade da articulação. E também uma lesão no menisco, cartilagem que age como uma almofada entre os ossos e ajuda na absorção de impactos.

Nesta terça, depois do lance em que se machucou, Neymar saiu chorando de campo. E mais tarde deixou o estádio de muletas, com a perna esquerda imobilizada.

“No futebol, a cada seis segundos, se faz um movimento inesperado, então se acontece de o pé ficar fixo e o corpo girar ele pode romper”, diz o ortopedista Moises Cohen.

O tratamento requer cirurgia. No procedimento, médicos substituem o ligamento lesionado por um enxerto. A taxa de sucesso do procedimento é altíssima, superior a 95% dos casos.

O problema é o tempo de recuperação. É preciso ficar afastado dos gramados por até oito meses.

“Diferentemente do passado, quando a gente se vangloriava com seis meses volta a jogar, hoje a gente espera realmente oito meses. Por quê? Porque existem trabalhos mostrando que a volta mais precoce provoca uma reruptura do enxerto com maior frequência”, explica Moises.

Nos últimos cinco anos, Neymar teve outras nove lesões que demandaram recuperação prolongada, com tempo de afastamento dos gramados superior a 20 dias. Nesta temporada, inclusive, ele já passou por cirurgia para reparar ligamentos do tornozelo direito e ficou quatro meses sem jogar.

A agonia com a saúde do maior craque se misturou com o gosto da derrota que há muito não era sentido pelos brasileiros em Eliminatórias. A Seleção não perdia um jogo na competição desde 2015. O Uruguai venceu por 2 a 0, com gols de Darwin Nuñez e De la Cruz.

A Seleção se reúne novamente em novembro para duelos contra a Colômbia, fora de casa, e a campeã mundial Argentina, no Maracanã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp