Manaus

Chuva melhora a qualidade do ar e causa estragos em Manaus

Segundo o ClimaTempo, a capital chegou a registrar 27º e 90% de nebulosidade. A previsão é de que o dia permanece parcialmente nublado

Forte chuva causa alagações em alguns bairros nesta segunda-feira (16). Como o bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, onde moradores divulgaram vídeos mostrando casas invadidas pela água e ruas alagadas – Foto:Andreza Miller

Manaus amanheceu sob forte chuva, causando estragos e alagações em alguns bairros nesta segunda-feira (16). Como o bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, onde moradores divulgaram vídeos mostrando casas invadidas pela água e ruas alagadas.

Depois de dias de altas temperaturas em todo o Amazonas, a capital amazonense registrou, pelo segundo dia consecutivo, fortes chuvas, trazendo alívio para os manauaras que também sofriam com as constantes nuvens de fumaça. De acordo com o AppSelva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que faz o monitoramento. Segundo o ClimaTempo, a capital chegou a registrar 27º e 90% de nebulosidade. A previsão é de que o dia permanece parcialmente nublado.

Na quarta-feira (11) passada, Manaus ficou entre as cidades do mundo com a pior qualidade do ar, segundo dados da plataforma World’s Air Pollution, com a fumaça densa vindo das queimadas na região metropolitana que encobriu a cidade. Na ocasião, a capital amazonense registrou 387 microgramas de poluentes por metro cúbico, o que indica efeitos graves à saúde.

Nesta segunda-feira de manhã, a World’s Air Pollution também confirmou a qualidade do ar em tempo real em Manaus nos patamares moderado e não saudável para grupos sensíveis.

12 ocorrências de chuva nesta segunda, aponta Defesa Civil

A forte chuva que atingiu Manaus na manhã desta segunda-feira (16) causou transtornos e prejuízos em alguns pontos da cidade. Por meio da Central 199, da Defesa Civil do Município registrou até as 11h20, 12 chamadas.

As equipes do órgão estão nas ruas em atendimento às ocorrências registradas, sendo três solicitações de vistoria, duas de deslizamento, duas de risco de deslizar, duas de rachaduras, um tombamento, uma ocorrência de risco de desabar e uma de alagamento.

De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), a média das chuvas na manhã de hoje foi de 31,2 milímetros, sendo o segundo dia mais chuvoso do mês, ficando atrás do último sábado (14), quando foram registrados 34,2 milímetros de chuva.

Na manhã desta segunda, a pluviometria por zona na capital foi de: Centro-Sul (37 milímetros), Oeste (36 milímetros), Norte e Sul (33 milímetros), Leste (28 milímetros) e Centro-Oeste (19 milímetros).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp