Últimas Notícias

Amazonas: Governo mobiliza Força Nacional para combater queimadas

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quinta-feira (12/10), que, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Amazonas, Wilson Lima (União), enviará reforços da Força Nacional para ajudar no combate às queimadas que criaram uma nuvem de fumaça em Manaus e Região Metropolitana.“Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, escreveu o ministro nas redes sociais.Lula se reuniu hoje, por videoconferência, com ministros para tratar dos eventos climáticos extremos que estão castigando Santa Catarina, com fortes chuvas, e o Amazonas, com uma das piores secas da história do estado, agravadas por queimadas irregulares causadas por agropecuaristas, especialmente nos municípios de Careiro e Autazes, que ficam na região da BR-319.

A revitalização da área é cobrada por políticos locais e gera debate entre ambientalistas e pecuaristas. Nesta sexta-feira (13/10), Manaus e Região Metropolitana amanheceram cobertas de fumaça pelo terceiro dia consecutivo.

Polícia Civil do AM envia reforço para Autazes

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), enviou, nesta quarta-feira (11/10), equipes policiais para reforçar o combate às queimadas no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).

Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Autazes estiveram presentes na ação.

Conforme o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, ao todo 62 policiais civis e militares estão compondo a força tarefa, que visa identificar os responsáveis pelos incêndios florestais no município.

“É descrito, no artigo 250 do Código Penal, que é crime causar incêndio e expor ao perigo a vida e a integridade física de terceiros. O indivíduo que for identificado cometendo tal delito, será passível de prisão em flagrante e instauração de Inquérito Policial (IP), para responder por seus atos”, disse.

Autoridades se reúnem para alinhar combate às queimadas

Em Autazes, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou, na quinta-feira (12), uma reunião de alinhamento com os demais órgãos que estão atuando no combate às queimadas no município, com o objetivo de centralizar a captação de dados estatísticos, bem como os trabalhos.

Conforme a delegada Ivone Azevedo, titular da 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Autazes, o objetivo da reunião foi centralizar os trabalhos para fazer um cronograma que tenha alinhamento de informação, tanto para recebimento de ocorrência como para outros dados.

“Nesse momento, é importante estarmos todos alinhados, e definir quem será o responsável por cada coisa, como as pessoas que vão ficar com a parte de gestão de alimentos, abastecimento de viaturas. Também é necessário dividir as equipes em partes diferentes do município”, destacou a delegada.

Segundo a autoridade policial, tudo isso é importante para que o trabalho flua melhor, e que não haja desencontro de informações. A delegada salientou que a captação de dados é importante para serem geradas estatísticas relacionadas às queimadas em Autazes, que ainda não possui um posto de brigada de bombeiros, e isso seria de suma importância.

“Estamos identificando focos de queimadas, autoria e as propriedades. Com isso serão gerados relatórios para instauração de procedimentos policiais”, disse a titular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp