Bem na foto

354 de Manaus: conheça a história e curiosidades sobre a capital do Amazonas

O aniversário de Manaus é celebrado em 24 de outubro. Em plena floresta amazônica, a capital do Amazonas é um dos principais destinos turísticos do país, atraindo visitantes do mundo todo.

Cheia de história em seus 354 anos de vida, Manaus é, ao lado de Belém, no Pará, umas das principais portas de entrada para quem quer conhecer a maior floresta tropical do planeta.

História e fatos interessantes sobre Manaus

Manaus foi fundada em 1669, a partir da Fortaleza do Rio Negro, e a origem do nome da cidade provém da tribo dos manaós, habitantes da região dos rios Negro e Solimões. Na língua indígena, Manaus é a variação de Manaos, que significa Mãe dos Deuses. No século 19, a cidade chamava-se Barra do Rio Negro.

Manaus ficou conhecida durante o Ciclo da Borracha como a “Paris dos trópicos”, graças ao luxo de sua arquitetura de inspiração europeia, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de todas as partes do mundo.

O maior símbolo da opulência desse período é, sem dúvidas, o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Construído em estilo renascentista, com projeto escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, a edificação foi idealizada para que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite da época.

Atualmente, Manaus é a sétima cidade mais populosa do Brasil, e sua região metropolitana conta com quase 3 milhões de habitantes. Confira alguns pontos turísticos de Manaus:

Palácio Rio Negro – construído pelo alemão Waldemar Scholz, considerado o “barão da borracha”

Bosque da Ciência – espaço dedicado à divulgação científica, educação e lazer sobre a fauna e flora amazônicas

Jardim Botânico Adolpho Ducke – considerado o maior fragmento de floresta preservada dentro de área urbana do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp