Política

Lula tem Dino, Messias e Dantas como favoritos para o STF

Nas sondagens que fez a ministros da Suprema Corte, o presidente deu sinais de que pode não indicar mulher

O presidente Lula conversou com o ministro Alexandre de Moraes sobre indicação para a vaga da minstra Rosa Weber – Foto: Felipe Sampaio/STF

A menos de um mês da aposentadoria de Rosa Weber, o presidente Lula (PT) intensificou consultas a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a sucessão na Corte

Lula sondou nos últimos dias autoridades a respeito dos nomes de Flávio Dino (ministro da Justiça) e Bruno Dantas, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União).

Além dos dois, o ministro Jorge Messias (advogado-geral da União) é apontado como um dos favoritos para ocupar a cadeira da ministra, que em 2 de outubro completará 75 anos, idade máxima para permanecer na corte.

No dia 28 de setembro está prevista a posse do próximo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso.

O STF tem hoje 9 homens entre seus 11 integrantes. Se Rosa não for substituída por outra mulher, Cármen Lúcia será a única no tribunal.

Lula teve encontros recentes com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, em episódios distintos.

Segundo relatos, as reuniões abordaram temas como o processo de troca na PGR (Procuradoria-Geral da República) e a escolha de nomes para o STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas Lula aproveitou para inserir brevemente nas conversas o tópico STF.

Nessas abordagens, Lula não deu sinais de preferência e quis ouvir opiniões, segundo seus interlocutores.

Na conversa com Gilmar, segundo relatos de aliados de ambos, Lula o questionou ao fim do encontro sobre o que ele achava de Dino e Dantas.

O ministro do STF elogiou os nomes e disse que os considera extremamente preparados para a função. Ainda de acordo com os relatos, Gilmar ressaltou a atuação de Dino à frente do Ministério da Justiça.

Já o encontro com Moraes ocorreu com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do próprio Dino. Na saída, Lula teria sondado Moraes sobre a disputa no STF —não é a primeira vez que os dois conversam sobre o assunto.

O fato de o presidente ter espontaneamente incluído Dino em ao menos uma das conversas foi encarado por setores do Judiciário e do PT como um indicativo de que o titular da Justiça está fortalecido na disputa.

Segundo aliados de Lula, a atuação à frente do ministério tem conferido a Dino um capital político não só dentro do governo, mas também nas redes sociais.

Leia a matéria completa acessando o link da Folha de São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/09/lula-consulta-ministros-do-stf-sobre-vaga-de-rosa-que-tem-dino-messias-e-dantas-como-favoritos.shtml

Receba mensagem no WhatsApp