AmazonasDestaque

Festival de Cirandas de Manacapuru abre com a Ciranda Flor Matizada no Parque do Ingá

A pioneira das cirandas deu a largada ao evento, em seguida, a festa seguiu no palco alternativo no estacionamento da Rodoviária de Manacapuru

Destaque da Ciranda Flor Matizada de Manacapuru – Foto:Paulo Bindá/A Crítica

Desde ontem (01/09), a cidade de Manacapuru é o destaque para cirandar com o início do 25º Festival de Cirandas, no Parque do Ingá. O complexo cultural, também conhecido como Cirandódromo, foi tomado pelas cores lilás e branco da Ciranda Flor Matizada.

O Grêmio Recreativo e Folclórico Ciranda (GRFC) Flor Matizada fechou a primeira noite do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru com 2 horas 15 minutos e 30 segundos de apresentação. No Parque do Ingá, o Cirandódromo de Manacapuru, a lilás e branco trouxe o tema “Muricariuas”, uma epopeia sobre o roubo do coração da Samaumeira, a árvore da vida, pelos feiticeiros das águas.

Emocionada, a presidente do GRFC Flor Matizada, Vanessa Mendonça, declarou nos minutos finais da apresentação sobre o sentimento de ver cumprido.

A presidente ainda frisou a garra da torcida organizada, Família Matizada (Fama). “A Fama não abandonou a gente em momento algum.

A Fama nos dá um gás fora do normal, assim como o cordão de cirandeiros. Eles são a maior inspiração para estar aqui hoje. É para eles e por eles essa belíssima apresentação”, frisou.

O GRFC Flor Matizada entrou no Cirandódromo com 60 casais e 120 cirandeiros, que ao longo da apresentação evoluíram ao som de 16 cirandadas. O grupo alinhado, com sorriso estampado e cantando em plenos pulmões não perdeu o ritmo um minuto se quer.

De forma inédita, a cantadora de cirandada, Márcia Siqueira, defendeu o item 2 com a canção “Santuário Terra”, de Gaspar Fernandes Neto. Agora ela é a primeira mulher na história do festival a defender o item Cirandada Letra e Música.

A ordem das apresentações segue um modelo de rodízio anual, acordado entre as agremiações, portanto, hoje,sábado (02/09), é vez da Ciranda Guerreiros Mura e, no domingo (03/09), a Ciranda Tradicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp