Brasil

Belém será sede do pré-olímpico de Basquete Feminino

Evento, que será em fevereiro, foi confirmado pelo governador do Pará

Seleção Feminina de Basquete — Foto: Divulgação / CBB

O governador do Pará, Helder Barbalho, confirmou que Belém será a sede de um dos quatro pré-olímpicos de basquete feminino. O campeonato acontecerá no primeiro semestre de 2024 pela primeira vez no Brasil.

As partidas acontecerão na Arena Guilherme Paraense, a Mangueirinho. O ginásio faz parte do complexo do Mangueirão, onde a seleção brasileira de futebol masculina jogou no início do mês.

— Nós estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas, o basquete feminino lá nas alturas — disse o governador do Pará, Hélder Barbalho.

O Rio de Janeiro chegou a ser cogitado como sede, mas segundo a CBB, Belém apresentou a melhor candidatura e também as melhores condições ao caderno de encargos.

Os jogos de Paris terão 12 seleções e duas já estão confirmadas, a França, por ser sede das Olimpíadas, e os Estados Unidos, atuais campeãs mundiais. Os outros pré-olímpicos serão Bélgica, Hungria e China.

Cada sede do pré-olímpico receberá quatro seleções, incluindo Estados Unidos e França, que jogarão mesmo estando classificadas. Os três melhores de cada grupo garantem vaga para Paris. Nos grupos das seleções que já estão garantidas, avançam as duas melhores colocadas.

Os grupos ainda não foram sorteados, o que deve acontecer no final de novembro ou início de dezembro, já que algumas seleções que irão jogar o torneio ainda precisam ser definidas. Cada sede será cabeça de chave e Estados Unidos e França não podem ficar no mesmo grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp