Amazonas

Amazonas ocupa a primeira posição entre aqueles com mais focos de incêndio

Dois a cada 10 registros de queimadas no Brasil são em solo amazonense. Apuí, Lábrea, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, localizados na região Sul do estado lideram o ranking de queimadas do Brasil

Na foto, membro da brigada de incêndio do Ibama tenta controlar as chamas em um ponto de queimada em Apuí, no Amazonas, no dia 11 de agosto. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cinco municípios situados na região do Sul do Amazonas, tendo a frente Apuí, Lábrea, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, juntos, lideram em 27,6% de todas as queimadas registradas no Brasil, no período de julho a setembro deste ano.

O Amazonas ocupa a primeira posição, no ranking por estado entre aqueles com mais focos de incêndio. Dois a cada 10 registros de queimadas no Brasil são em solo amazonense.

O fato de Apuí (a 1.096 quilômetros de Manaus) ser o segundo município do Brasil com mais queimadas em todo o país, tem sido bem observado pelo levantamento. Foram 1.694 focos de incêndio no município, no período.

Fumaça

Somente nos seis primeiros dias de setembro, o Amazonas registrou 2.757 focos de queimadas. A média para o mês é de 3.003 focos, segundo o Inpe. Há semanas, municípios do estado, incluindo a capital, estão cobertos por ‘rios’ de fumaça.

Em meio aos altos índices de queimadas, o Corpo de Bombeiros do Amazonas encerrou, na última terça-feira (7), a segunda fase da operação ‘Aceiro’, de combate a queimadas. O trabalho está dividido em quatro fases e tem como foco municípios do Sul do estado, indo até novembro.

Além dos bombeiros, foram enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) agentes da Força Nacional. Há também brigadistas civis.

Com informações do site  A Crítica online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp