HOJE É DIA...

15 de setembro

Hoje é o décimo quinto dia do nono mês do ano, Aniversário de Vitória.

O que se comemora em 15 de setembro?

Atendimento da empresa dando as boas-vindas ao cliente – Divulgação

Está se perguntando, afinal, 15 de setembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia do Cliente, Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, Dia Internacional da Democracia, Dia do Musicoterapeuta.

Dia do Cliente

Hoje, dia 15 de setembro, é Dia do Cliente. A data tem por objetivo celebrar os clientes e estreitas as relações entre o comércio e os consumidores. Desse modo, as lojas costumam oferecer promoções especiais, descontos, brindes e fazer até sorteiros para agradecer a sua fidelidade.

Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

Celebramos também em 15 de setembro o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. A data tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar seu tratamento.

O linfoma é um câncer que afeta o sistema linfático. Ele pode surgir também nos tecidos linfáticos, como os linfonodos, o fígado, o baço e a medula óssea, por exemplo.

Dia Internacional da Democracia

O dia 15 de setembro é comemorado como o Dia Internacional da Democracia. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu este dia principalmente com a intenção de conscientizar sobre o valor da democracia nos países membros, como o Brasil.

Trata-se do 258º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 107 dias para 2024. Além disso, estamos no inverno e a fase da Lua é nova. Enfim, quem nasce em 15 de setembro é do signo de Virgem.

Dia do Musicoterapeuta

Como governador de São Paulo na época, Luiz Antônio Fleury Filho declarou o dia 15 de setembro como o Dia do Musicoterapeuta em abril de 1991. A comemoração foi imediatamente estendida ao restante do país.

Qual o santo do dia 15 de setembro?

Hoje, 15 de setembro, a igreja católica celebra o Dia de Nossa Senhora das Dores. Veja tudo sobre história da religiosa em seguida:

Dia de Nossa Senhora das Dores

A igreja realiza duas celebrações em homenagem a Nossa Senhora das Dores: a primeira no sexto dia da semana da paixão e a segunda em 15 de setembro. Desde 1727, a primeira é observada na igreja, conforme estabelecido pelo Papa Bento VIII. A segunda foi instituída pelo Papa Pio VIII em 18 de setembro de 1814, mas já havia ocorrido em muitas igrejas.

Qual é o signo dos nascidos em 15 de setembro?

Nascidos em 15 de setembro, são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por terem paixão por organização e limpeza.

Além disso, aqueles com este signo são atenciosos, sábios, sinceros e confiáveis. No entanto, eles podem ser excessivamente críticos e se mostrarem agitados e impacientes.

Eventos históricos

1835: O HMS Beagle chega às Galápagos

1894: Batalha de Pyongyang

668 — O Imperador Romano Oriental Constante II é assassinado em seu banho em Siracusa, na Itália.

994 — Maior vitória fatímida sobre o Império Bizantino na Batalha do Orontes.

1054 — Fernando Magno derrota o irmão Garcia III de Navarra em Atapuerca.

1440 — Gilles de Rais, um dos primeiros assassino em série conhecido, é levado sob custódia após uma acusação feita contra ele por Jean de Malestroit, Bispo de Nantes.

1556 — Partindo de Flessingue, o ex-Imperador do Sacro Império Romano Carlos V retorna à Espanha

1588 — A chamada “Armada Invencível” enviada pelo rei católico Filipe II da Espanha para derrubar a rainha protestante Elizabeth I da Inglaterra sofre uma derrota esmagadora no Canal da Mancha.

1590 — Conclave papal: Giambattista Castagna é eleito Papa Urbano VII.

1644 — Conclave papal: Giambattista Pamphili é eleito Papa Inocêncio X.

1794 — Guerras revolucionárias francesas: Arthur Wellesley (mais tarde Duque de Wellington) faz seu primeiro combate na Batalha de Boxtel durante a Campanha de Flandres.

1795 — O Reino Unido toma a Colônia Holandesa do Cabo na África Austral para impedir seu uso pela República Batava.

1812 — O Grande Armée sob Napoleão chega ao Kremlin em Moscou.

1820 — Revolução constitucionalista em Lisboa, Portugal.

1821 — A Capitania Geral da Guatemala declara sua independência da Espanha.

1835 — O HMS Beagle, com Charles Darwin a bordo, chega às Ilhas Galápagos. O navio aterra em Chatham ou San Cristobal, a parte mais oriental do arquipélago.

1873 — Guerra Franco-Prussiana: As últimas tropas do Exército Imperial Alemão deixam a França após a conclusão do pagamento da indenização.

1894 — Primeira Guerra Sino-Japonesa: o Japão derrota a dinastia Qing da China na Batalha de Pyongyang.

1916 — Primeira Guerra Mundial: os tanques são usados pela primeira vez em batalha, na Batalha do Somme.

1918 — Primeira Guerra Mundial: as tropas aliadas rompem as defesas búlgaras na Frente da Macedônia.

1935

As Leis de Nuremberg privam os judeus alemães da cidadania.

A Alemanha nazista adota uma nova bandeira nacional com a suástica.

1940 — Segunda Guerra Mundial: o clímax da Batalha da Grã-Bretanha, quando a Força Aérea Real abate grande número de aeronaves da Luftwaffe.

1942 — Segunda Guerra Mundial: o porta-aviões USS Wasp, da Marinha dos Estados Unidos, é afundado por torpedos japoneses em Guadalcanal.

1944

Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.

Começa a Batalha de Peleliu quando a 1.ª Divisão de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e a 81.ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos atingem as praias de cor branca e laranja sob fogo pesado da infantaria e da artilharia japonesas.

Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill se encontram em Quebec como parte da Segunda Conferência de Quebec para discutir a estratégia da guerra.

1948 — O Exército Indiano captura as cidades de Jalna, Latur, Mominabad, Suryapet e Narketpally como parte da Operação Polo.

1950 — Guerra da Coreia: forças dos Estados Unidos desembarcam em Inchon.

1952 — A Organização das Nações Unidas cede a Eritreia à Etiópia.

1959 — Nikita Khrushchev torna-se o primeiro líder soviético a visitar os Estados Unidos.

1962 — O navio soviético Poltava se dirige a Cuba, um dos eventos que movimentam a Crise dos mísseis de Cuba.

1968 — A espaçonave soviética Zond 5 é lançada, tornando-se a primeira espaçonave a voar ao redor da Lua e reentrar na atmosfera da Terra.

1971 — O primeiro navio do Greenpeace parte de Vancouver para protestar contra o próximo teste de armas nucleares Cannikin no Alasca.

1975 — O departamento francês da “Córsega” (a ilha da Córsega) é dividido em dois: Alta Córsega e Córsega do Sul.

1983 — O primeiro-ministro israelense, Menachem Begin, renuncia.

2008 — O banco norte-americano Lehman Brothers declara falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009.

2020 — Ocorre em Washington, D.C. a assinatura do Acordo para a normalização das relações entre Bahrein e Israel, normalizando as relações entre Israel e duas nações árabes, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp